No Litoral Sul são esperados entre 30 mm e 50 mm de chuva
A partir da tarde desta segunda-feira, 26, a aproximação de uma frente fria combinada com uma área de baixa pressão favorece a ocorrência de temporais isolados em Santa Catarina. Entre a noite de segunda e madrugada de terça-feira, 27, os temporais ganham força e vêm acompanhados de chuva intensa em curto período de tempo, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente entre o Grande Oeste e parte dos planaltos.
De acordo com a equipe de meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), nas regiões entre o Meio-Oeste e o Planalto Sul, os modelos preveem acumulados em torno dos 100 mm na tarde da terça-feira, 27. Nas outras áreas, do Grande Oeste ao Litoral Sul, elas variam em média entre 30 mm e 50 mm, com pontuais acima. O risco para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos e queda de galhos e árvores é alto na área em laranja e moderado nas áreas em amarelo.
O que é uma frente fria?
As frentes frias fazem parte do processo de formação de baixas pressões e ciclones. Aqui no hemisfério sul, estes sistemas giram no sentido horário, transportando massas de ar frio para norte e massas de ar quente para sul, que ganham o nome de frente fria ou frente quente na exata região de encontro entre massas de ar distintas. Nem sempre a passagem de frentes frias efetivamente provocam queda de temperatura, mas na retaguarda desses sistemas, por vezes avançam intensas massas de ar frio de origem polar, que são as verdadeiras responsáveis pela diminuição das temperaturas quando estes sistemas atuam.
O que é uma área de baixa pressão?
Uma região de baixa é uma área onde os valores de pressão estão menores do que nos arredores, em outras palavras, é uma região onde o ar está mais “leve”. Nesta área, as massas de ar sobem e condensam em forma de nuvens e tempestades, portanto, normalmente associamos regiões de baixa pressão com temporais e tempo instável.
Recomendações para a população
Avisos e Alertas da SDC
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.
Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.
Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br e nas redes oficiais (instagram, facebook, tiktok, youtube) no perfil: @defesacivilsc.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J