Porto Alegre enfrenta risco de novos alagamentos com previsão de repique no Guaíba que deve seguir em cota de inundação até junho
Nesta quinta-feira (23), a forte chuva que atingiu o Rio Grande do Sul começou a causar alagamentos em várias regiões, incluindo Porto Alegre, a Região Metropolitana e Rio Grande. Especialistas alertam para um possível aumento no nível do Guaíba nos próximos dias.
Patrícia Cassoli, meteorologista da Climatempo, explica que a instabilidade é causada por um sistema de baixa pressão que atravessa o estado e por um corredor de umidade vindo da Amazônia. "Principalmente por esta chuva de hoje, há chance de o Guaíba voltar a subir nos próximos dias", afirma Cassoli.
Com cerca de 100mm de chuva prevista para a metade sul do RS, um meteorologista do Inmet alerta para o risco de um repique de até 50cm no nível do Guaíba. "A precipitação deve continuar na sexta-feira (24) em todo o Estado, mas com menor intensidade", acrescenta.
As medições do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) indicam que o nível do Guaíba subiu de 3m82cm na madrugada para 3m90cm às 14h desta quinta-feira. Segundo Fernando Fan, professor do IPH, o vento sul, que começará a soprar na sexta-feira, também contribuirá para a elevação do nível do Guaíba. "Este vento sul vai barrar as águas do Guaíba, diminuir a descida da água e possivelmente aumentar um pouco os níveis. Vamos chegar mais perto dos 4 metros novamente", disse Fan em entrevista à rádio Gaúcha.
Inicialmente, as previsões do IPH indicavam uma tendência de descida nos níveis do Guaíba, mas o acumulado de chuva e os ventos podem alterar essa projeção. É provável que somente a partir de junho a altura da água retorne ao patamar dos 3 metros.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J