Uma nova estação de tratamento de água foi projetada para dobrar a capacidade de fornecimento
O chefe da Regional Sul Catarinense da CASAN, Fernando Porporatti, participou de uma entrevista na manhã desta quarta-feira, 26, no jornal Hora Hiper, da Rádio Hiperativa FM, onde detalhou os investimentos e as melhorias realizadas pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) nos últimos meses. Atualmente, a CASAN atende 194 municípios em todo o estado, sendo que Fernando é o responsável pela gestão dos serviços essenciais em 37 cidades da região Sul de Santa Catarina, que abrangem desde Paulo Lopes até Passo de Torres e parte da região da Serra.
Desde 2024, a CASAN tem focado em expandir e melhorar a infraestrutura de água e saneamento, com o objetivo de garantir um fornecimento mais eficiente e seguro para a população. Entre os investimentos mais recentes, estão a instalação de dois novos reservatórios: um no Rio Bonito e outro no bairro Nossa Senhora de Fátima. Esses reservatórios têm capacidade para atender até 50 mil habitantes e já estão em operação, desempenhando um papel crucial para garantir a continuidade do abastecimento em caso de ocorrências imprevistas.
Porporatti também destacou o avanço da setorização da rede de distribuição de água, uma estratégia que visa isolar áreas específicas quando ocorre algum problema, evitando o desabastecimento em grandes regiões da cidade. “A setorização permite que os problemas sejam resolvidos de maneira mais localizada, sem prejudicar o fornecimento de água em toda a cidade”, explicou.
A CASAN também está investindo em uma nova estação de tratamento de água, projetada para dobrar a capacidade de fornecimento. Com investimento de R$ 11 milhões a obra tem previsão de entrega para abril deste ano, o que representará uma melhoria significativa na distribuição de água para a população da região.
Em relação aos danos causados pelas obras nas novas pavimentações, Porporatti explicou que a CASAN repassa recursos para auxiliar na recuperação dessas áreas. “Temos um convênio com a prefeitura para o repasse de recursos destinados à recuperação de pavimentações danificadas”, ressaltou.
Além disso, o gerente da CASAN abordou a atuação das empresas terceirizadas responsáveis pelas obras na cidade, destacando que mais de 60% das interrupções no fornecimento de água estão relacionadas a danos causados por essas empresas durante a execução de obras, quando a rede é quebrada acidentalmente.
Com os investimentos em andamento e as melhorias no sistema de abastecimento, a CASAN reforça seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados e com o desenvolvimento sustentável das regiões atendidas. Em caso de problemas, os moradores podem entrar em contato com a CASAN através de seus canais de comunicação.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J