Liga dos Blocos Carnavalescos estão acompanhando situação da pandemia no país. Caso haja condições sanitárias e vacinação da população, em maio os eventos deverão ser divulgados.
Na tarde desta quinta-feira (7), na Secretaria de Turismo de Laguna, estiveram reunidos os representantes da Liga dos Blocos Carnavalescos, Renato (Bloko Rosa), Helder (Bloco Skentaí) e Choia (Bloco Pangaré), juntamente com Secretário de Turismo Mello Junior, o coordenador de eventos, Rogério Felix e o Assessor Jurídico da Procuradoria Geral do Município, Norton Mattos. Na pauta, a possibilidade de transferência da data do carnaval de Laguna.
Em comum acordo, diante da situação da pandemia, o carnaval está oficialmente cancelado em Laguna. Em contrapartida discutiu-se a possibilidade do evento ser transferido para o mês de julho. O Secretário de Turismo, Mello Júnior, fala que há um movimento no Brasil de transferência da data para o mês de julho, “precisamos aguardar o desenrolar de toda situação atual para que se possa confirmar esta nova data”.
Renato Braz, responsável pelo Bloko Rosa, disse que está muito em cima da hora e não há tempo hábil e nem condições sanitárias para se realizar o evento em fevereiro. “Cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife já transferiram o carnaval para julho e estão para criar um feriado atípico no mês sete, se isso se confirmar, faremos o nosso carnaval na mesma data destas cidades. Lembrando que tudo depende também da situação da pandemia e se teremos tempo hábil para nos organizamos, pontua Renato. Ele ainda comentou que o Bloko Rosa já havia fechado este ano com o Grupo é o Tchan, como atração principal e transferiu para o evento de 2022.
Laguna atrai todos os anos, perto de 800 mil pessoas durante o carnaval. “Só no domingo, no famoso bloco da pracinha, cerca de 300 mil pessoas se reúnem pelas ruas de Laguna. Os recursos em média que deixarão de entrar em hotéis, restaurantes, mercados e outros estabelecimentos pode chegar a 4 milhões de reais, mas isso é só uma projeção, não temos dados que para afirmar a quantidade exata de dinheiro que deixará de circular na cidade”, pontua o secretário de turismo , Mello júnior.
Carnaval em julho
A pandemia do novo coronavírus pode levar à criação de novos feriados nacionais em 9 e 12 de julho do ano que vem para a realização de desfiles de carnaval pelo país. A proposta foi protocolada pelo deputado Luizinho (PP – RJ). O presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio (Liesa), Jorge Castanheira, anunciou que as agremiações estão dispostas a realizar o evento nesse período, condicionado à vacina contra a Covid-19 já estar entre nós.
O deputado federal Luizinho, que preside a comissão de acompanhamento do novo coronavírus, deu um parecer para poder criar um projeto de lei a nível nacional para que todas as capitais e cidades se reunissem para não atrapalhar as festas regionais como São João, além das Olimpíadas, que vão acontecer na segunda semana de julho. Ficou acertado os dias 9, 10 11 e 12 de julho se a vacina já tiver sido aplicada. É uma situação inédita, mas necessária. Em São Paulo já é feriado no dia 9 de julho (pela Revolução Constitucionalista de 1932).