Quarta-feira, 25 de junho de 2025
Buscar
Fechar [x]
GERAL
25/06/2025 08h56

Bombeiros alertam para riscos com aquecedores e lareiras no inverno catarinense

Uso inadequado pode causar incêndios, intoxicação e acidentes domésticos, segundo o CBMSC

Foto: CBMSC/Divulgação

Com a chegada do inverno e a previsão de temperaturas ainda mais baixas em Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMSC) reforça orientações de segurança para evitar acidentes domésticos comuns nesta época do ano, como incêndios, intoxicações e complicações de saúde provocadas pelo frio intenso.



Segundo a corporação, o uso de aquecedores, lareiras e fogões a lenha exige cuidados especiais. É fundamental garantir a ventilação adequada dos ambientes, manter equipamentos longe de materiais inflamáveis, evitar sobrecarga de chaminés e utilizar apenas itens com certificação do Inmetro. A lareira ecológica, por exemplo, alimentada por álcool, deve ser manuseada com cautela: jamais reabasteça o reservatório com o equipamento ainda quente, pois há risco de explosão.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O CBMSC destaca ainda que o frio favorece a queda da imunidade, tornando a população mais suscetível a gripes e resfriados. Por isso, recomenda manter os espaços arejados, higienizar as mãos com álcool em gel e priorizar alimentos quentes e boa hidratação.



Veja algumas recomendações importantes:





  • Cobertores elétricos: evitar umidade, não dormir com eles ligados, monitorar crianças e idosos, e seguir as instruções do fabricante.




  • Aquecedores: utilizar apenas em ambientes ventilados; aquecedores elétricos não devem ser cobertos por tecidos ou objetos.




  • Distância segura: manter ao menos 1 metro de distância entre fontes de calor e crianças, idosos ou animais de estimação.




  • Saúde e prevenção: reforçar a hidratação, uso de chás e manter ambientes com circulação de ar para evitar o acúmulo de gases tóxicos.





Em caso de emergência, o número 193 está disponível 24 horas por dia.

“Grande parte dos acidentes que atendemos poderiam ser evitados com atitudes simples, como ventilar o ambiente ao usar aquecedores. É fundamental que a população redobre os cuidados com qualquer tipo de equipamento de aquecimento. Em qualquer situação de risco, estamos prontos para ajudar”, orienta o major Renan Fernandes, subcomandante do 4° Batalhão de Bombeiros Militar.



 



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.