Segunda, 24 de junho de 2024
Buscar
Fechar [x]
GERAL
02/02/2024 15h48

Após calorão, tempo em SC deve ser marcado por chuvas e uma nova frente fria

No domingo (4) uma frente fria se desloca pelo oceano, juntamente com o calor e umidade, reforçando a instabilidade em todo estado

As temperaturas máximas passam dos 35 º C no Oeste, litoral, e áreas próximas

O primeiro final de semana de fevereiro e a segunda-feira, dia 5, será marcado pelo calor intenso e instabilidade em Santa Catarina. Nesta sexta-feira (2), e no sábado (3), o tempo firme predomina durante a maior parte do dia, mas entre a tarde e à noite, a disponibilidade de calor e umidade favorecem pancadas de chuva e temporais isolados em áreas entre o Meio-Oeste, planaltos e Alto Vale do Itajaí. 

Já entre o domingo, dia 4, e segunda-feira, 5, uma frente fria que se desloca pelo oceano, juntamente com o calor e umidade, reforça a instabilidade em Santa Catarina.

As instabilidades mais intensas ocorrem no domingo, 4, entre a região do Baixo e Médio Vale e Litoral Norte com condições para chuva pontualmente intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. As temperaturas máximas passam dos 35 º C no Oeste, litoral, e áreas próximas.

No Extremo Oeste e em áreas entre o Vale do Itajaí e a região Norte, as máximas se aproximam dos 38°C. Nestes dias há condições para novos temporais entre a tarde e à noite, principalmente do Meio-Oeste ao litoral catarinense. Diante disso, há risco para alagamentos, enxurradas pontuais, danos à rede elétrica e destelhamentos.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é frente fria?

De acordo com a equipe de Meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), “frente fria é o encontro de duas massas de ar com diferentes características de temperaturas, umidade e densidade. Nestes casos, uma massa de ar frio avança em direção a uma massa de ar quente, o que explica o calor antes das chuvas e o resfriamento após as mesmas. Quando o ar frio avança, por ser mais denso, permanece em menores altitudes, e faz com que o ar quente suba carregando umidade e formando as nuvens de chuva”.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J


Fonte: Governo do Estado de SC. Foto: Reprodução
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.