Pela primeira vez, mulheres puderam se alistar de forma voluntária para disputar vagas nas Forças Armadas
Pela primeira vez na história do Brasil, mulheres puderam se alistar voluntariamente para o serviço militar. O prazo para inscrições encerrou no dia 30 de junho e, no Sul de Santa Catarina, 23 candidatas demonstraram interesse em ingressar no Exército Brasileiro.
Segundo a 5ª Região Militar, responsável pelos estados do Paraná e Santa Catarina, 16 alistamentos femininos ocorreram em municípios atendidos pelo 28º Grupo de Artilharia de Campanha (28º GAC), com sede em Criciúma, e outros sete na área da 14ª Companhia de Engenharia de Combate (14ª Cia e CMB), de Tubarão.
Ao todo, 1.609 mulheres se alistaram para o Serviço Militar Inicial Feminino (SMIF) na região da 5ª RM. Destas, 400 se inscreveram em Curitiba, única cidade da região com estrutura para receber as candidatas, com 62 vagas disponíveis. Nacionalmente, o Ministério da Defesa registrou 33.721 alistamentos femininos nas três Forças — Marinha, Exército e Aeronáutica. As candidatas disputam 1.465 vagas, sendo 155 na Marinha, 1.010 no Exército e 300 na Aeronáutica.
As alistadas passarão agora pelas etapas de seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação ou matrícula. As selecionadas iniciarão o serviço militar no primeiro ou segundo semestre de 2026, ocupando a graduação de soldado ou marinheiro-recruta, no caso da Marinha. O período de serviço é de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos. Ao final, as voluntárias seguem para a reserva não remunerada.
Para os homens, o alistamento continua sendo obrigatório. No Sul catarinense, foram registrados 1.838 alistamentos na área do 28º GAC e 785 na região da 14ª Cia e CMB. Quem perdeu o prazo deve procurar a Junta de Serviço Militar mais próxima para regularizar a situação, mediante pagamento de multa.
Sem essa regularização, o jovem pode ter dificuldades para emitir passaporte, obter diploma, se matricular em instituições de ensino ou assumir cargos públicos. Em todo o país, o total de alistamentos masculinos chegou a 1.029.323.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.