Ele foi achado morto neste domingo (30)
Um filhote de baleia-franca que conseguiu voltar ao mar com auxílio de pelo menos 20 pessoas após encalhar em uma praia de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, há seis dias, não sobreviveu. Ele foi achado morto neste domingo (30), na mesma praia em que havia sido resgatado.
Segundo o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca (ProFRANCA/Australis), a sobrevivência do mamífero dependia fundamentalmente do reencontro com a mãe. Mães e filhotes permanecem quase um ano juntos, pois o leite materno é a alimentação exclusiva da espécie nos primeiros meses de vida.
Na última sexta-feira (28), o filhote foi visto por equipes do Projeto Farol das Baleias na mesma região. Ele nadava, porém, sem a companhia da mãe. A falta de interação parental com adultos da espécie deixou as equipes apreensivas. Neste domingo, o corpo do mamífero foi encontrado na praia.
Este foi o primeiro encalhe de baleia-franca da temporada reprodutiva da espécie em Santa Catarina, conforme o ProFRANCA. O período começou de forma antecipada, em maio, e deve se estender até novembro. No dia 24 de junho, o filhote recém-nascido encalhou na praia. Uma operação, que contou com 20 pessoas, conseguiu direcionar o animal para uma área mais funda, onde ele conseguiu se mover e desencalhar.
De acordo com o Instituto Australis/ProFranca, o filhote estava bastante ativo ao ser resgatado e conseguiu nadar para fora da zona de arrebentação. A preocupação dos biólogos agora é garantir que outros animais da espécie não fiquem isolados.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J Ele foi achado morto neste domingo (30)