Dados da última coleta mostram restrições em praias dos dois municípios
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade nº 13, com dados referentes à semana de 2 a 6 de fevereiro, e a maior parte das praias monitoradas na região apresenta condições adequadas para banho. O levantamento considerou amostras coletadas no dia 3 de fevereiro.
Em Garopaba, estão próprios para banho a Lagoa da Ferrugem, a Praia da Vigia, a Praia do Siriú e um dos pontos da Praia Central. Apenas um ponto da Praia de Garopaba, localizado na Rua Lauro Severiano Muller, foi classificado como impróprio.
Imbituba teve resultado totalmente positivo, com todos os pontos monitorados considerados próprios, incluindo a Lagoa de Ibiraquera, Praia da Ribanceira, Vila Nova, Praia de Ibiraquera, Praia do Porto e Praia do Rosa.
Em Jaguaruna, os três locais avaliados, Canal do Camacho, Lagoa do Arroio Corrente e Praia do Arroio Corrente apresentaram condições adequadas para banho.
Já em Laguna, a maioria dos pontos também está própria, como a Lagoa de Cabeçuda, Praia da Teresa, Itapirubá, Cardoso, Gi e Mar Grosso. A exceção foi a Prainha do Farol, que segue classificada como imprópria.
No panorama estadual, o IMA analisou 260 pontos do litoral catarinense, dos quais 170 foram considerados próprios, o que representa 65,38%. O Instituto reforça que o banho de mar não é recomendado nas primeiras 24 a 48 horas após chuvas intensas, especialmente próximo a saídas de canais e galerias pluviais, devido ao aumento do risco à saúde.
Os dados completos e atualizados podem ser consultados no site do IMA, onde o monitoramento é atualizado automaticamente e pode ser acompanhado por qualquer cidadão.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.