A onda gigante foi surfada no dia 30 de julho, após a passagem de um ciclone extratropical que atingiu o estado e criou as condições ideais para o surf
O surfista Lucas Chumbo entrou para a história ao encarar a maior onda já registrada no Brasil. A façanha aconteceu na Laje da Jagua, que alcançou uma ondulação de 14,82 metros – superando o próprio recorde da região. O feito foi confirmado nesta quinta-feira (14) pelo oceanógrafo e especialista em medições de ondas, Douglas Nemes.
A onda gigante foi surfada no dia 30 de julho, após a passagem de um ciclone extratropical que atingiu o estado e criou as condições ideais para o surf. Conhecida como “Nazaré Brasileira”, a Laje da Jagua é famosa por suas formações rochosas submarinas, responsáveis por gerar ondulações de grande porte.
Nas redes sociais, Chumbo comemorou: “Foi um dia de swell que eu sempre sonhei… Já estava há muito tempo monitorando essa onda e aguardando o call do nosso capitão @fabianotissot para pegar de verdade a maior do Brasil.” O termo “swell” se refere ao conjunto de ondas formadas por condições meteorológicas em alto-mar.
O recorde anterior pertencia ao surfista Thiago Jacaré, que, em 2022, encarou uma onda de 13,72 metros no mesmo local. A nova marca reforça o título de Jaguaruna como Capital Nacional da Maior Onda do Brasil.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.