Dos três representantes do paratletismo de Santa Catarina que farão parte da delegação brasileira, dois são membros da Asespp de Braço do Norte
A disputa em um mundial é normalmente considerada um sonho distante. Porém, para Jane Neves Pereira e João Vithor Diamantina Vieira, de Braço do Norte, a partir desta terça-feira (1), será um símbolo de reconhecimento de muito esforço e dedicação.
Eles seguiram nesta terça para São Paulo e na quarta-feira (2), embarcarão para Sévia, país europeu, onde serão realizadas as competições do ISF Gymnasiade 2025. O campeonato, que ocorrerá entre 4 e 14 de abril, é considerado o maior evento esportivo escolar do mundo.
Vale ressaltar que apenas três membros da delegação de atletismo são de Santa Catarina, destes, dois são os membros da Associação Esportiva e Paradesportiva (Asespp) de Braço do Norte.
A técnica da Asespp, conhecida como Janinha, atua há 13 anos na área. Além de ser a única técnica catarinense do paratletismo, também é a única mulher na função. Ela conta que é uma alegria imensa representar o Brasil em uma competição internacional.
“O Brasil é um país grande e com grandes potências no paratletismo. Em nosso Estado também são inúmeros os grandes atletas em clubes, com ótimas estruturas. Então é um imenso orgulho para nós que somos de um município pequeno, que temos recursos limitados, poder fazer parte do maior mundial esportivo escolar”, comemora.
Para o diretor de esportes de Braço do Norte, Fernando Lessa, ter representantes em um evento deste nível traz uma grande sensação de orgulho, pois o município sempre buscou melhorar a estrutura tanto física quanto profissional.
“Nossa luta é para que atletas como João e profissionais como a professora Jane, alcancem sempre a excelência e melhores resultados para Braço Do Norte. Por sabermos que são os únicos catarinenses, não temos dúvidas de que estamos no caminho certo, é um orgulho para nós Braçonortenses”, comemora Lessa.
Delegação
A delegação brasileira é composta por 353 membros. Ao todo, serão 246 atletas, destes 217 no masculino e 126 no feminino. No paratletismo, apenas oito atletas brasileiros seguirão para a disputa, destes apenas João representará Santa Catarina. Ele competirá no lançamento de dardo, lançamento de disco e arremesso de peso.