A fala do prefeito de Tubarão, Estêner Soratto Júnior, sobre a Fundação InoversaSul revela um preocupante distanciamento entre o poder público e a gestão de uma instituição que, afinal, pertence ao município. Ao comparar o Conselho Curador a uma figura meramente simbólica, como a Rainha da Inglaterra, o prefeito expõe a ausência de participação efetiva nas decisões estratégicas da Fundação. Reconhecer o problema é um primeiro passo, mas não é suficiente. A responsabilidade pela condução e supervisão da InoversaSul é, sim, do Executivo, que precisa assumir a liderança de uma reestruturação urgente e profunda. Mais do que apenas decidir com a comunidade, Soratto precisa liderar com coragem, romper o ciclo de ineficiência e abrir a gestão da Fundação à transparência e ao interesse público.
Entrelinhas
- Clube de Caça e Tiro José Sibert vai promover dia 19, sábado próximo, uma grande festa junina onde teremos banda ao vivo, comidas típicas e brincadeiras. No mesmo dia será reinaugurado o espaço Catatau. A festa é para sócios, atletas, familiares, convidados e para todos que fazem parte da história do clube.
- O segundo turno para a escolha do novo presidente do Partido dos Trabalhadores em Santa Catarina foi marcado para dia 27 próximo. Os deputados estaduais Fabiano da Luz e Luciane Carminatti estarão na disputa. Fabiano, no primeiro turno, fez 3.082 votos, e Luciane fez 2.955.
- Através de requerimento, a vereadora em Capivari de Baixo Cariny Figueiredo solicitou informações ao prefeito Claudir Bitencourt sobre os preços praticados na licitação da merenda escolar. Cariny recebeu denúncias e relatos de que diversos produtos adquiridos para a merenda apresentaram preços acima do valor normalmente praticado.
- Prefeito de Tubarão, Estêner Soratto Júnior baixou portaria nomeando a comissão de processo administrativo para apurar multas por infração de trânsito, composta por Sara Bruço Machado, Januário Corrêa Bittencourt Neto e Murilo Tomé Gaspar. A presidência ficará a cargo de Sara, com orientação da procuradoria jurídica.
- Ontem, no auditório principal da CDL de Tubarão, aconteceu um encontro para discutir o excesso de fios nos postes do município. Organizado pelo Conselho das Entidades de Tubarão, o evento reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo, membros da Celesc, cooperativa de eletrificação, operadoras de internet e entidades de classe. Será que agora a coisa anda?
Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.