Animal estava escondido no tênis da criança
Um menino de três anos faleceu após ser picado por um escorpião-amarelo em Cambará, no norte do Paraná. O acidente aconteceu na manhã do último domingo (13), enquanto a criança se preparava para sair com a família. Ao calçar o tênis, o menino foi surpreendido pelo animal escondido no calçado.
Ele foi levado pelos pais ao Hospital Municipal de Cambará, onde recebeu atendimento inicial. Cerca de duas horas depois, precisou ser transferido para a Santa Casa de Jacarezinho, onde foi informado à família que não havia o soro antiescorpiônico disponível. Em seguida, o menino foi encaminhado para o Hospital Universitário de Londrina, onde teve o quadro agravado e sofreu 33 paradas cardíacas. A morte foi confirmada na tarde de segunda-feira (14).
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) informou que abriu investigação para apurar o caso, incluindo os procedimentos adotados e a logística de distribuição do antídoto. A Sesa esclareceu que a responsabilidade pela compra e distribuição do soro é do Ministério da Saúde, sendo os estoques armazenados nas Regionais de Saúde do estado.
De acordo com a pasta, a 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, que fica a cerca de 20 minutos de Cambará, não foi acionada pelos hospitais envolvidos no atendimento. A Regional iniciou apuração interna e enviou equipes para a cidade com o objetivo de reforçar as ações de controle e busca ativa dos animais.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.