Salas vermelha, amarela e de observação operam acima da capacidade
O Hospital Santa Teresinha, em Braço do Norte, divulgou na noite desta quinta-feira (17), por volta das 19h, um informativo alertando sobre a situação crítica no pronto-socorro da unidade. Segundo os dados, o hospital enfrenta superlotação, com a sala vermelha e a sala amarela operando com 150% de ocupação. A sala de observação também ultrapassa o limite, com 137,5% de pacientes internados. Três pessoas aguardam transferência para outros hospitais.
O aumento na demanda por atendimento está diretamente ligado ao período de inverno, que costuma elevar os casos de síndromes gripais e problemas respiratórios. A situação em Braço do Norte reflete um cenário que também atinge outras unidades hospitalares de Santa Catarina.
Diante da sobrecarga, a direção do hospital orienta que a população priorize o atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou na Policlínica para casos menos urgentes. A recomendação é procurar o pronto-socorro apenas em situações de urgência ou emergência.
O hospital também informa que o tempo de espera pode ser maior devido ao alto número de pacientes. Para minimizar os impactos da superlotação, a instituição está atuando com reforço de profissionais nas equipes, a fim de garantir o melhor atendimento possível mesmo em meio à crise.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.