Completando 70 anos de uma trajetória dedicada à educação, a Aproet, Associação de Promoção e Educação Tubaronense, celebrou sua história com uma missa na Igreja de Humaitá no sábado passado. A entidade, fundada em 15 de agosto de 1955 pelo saudoso padre Raimundo Ghizoni, tem sido um pilar na formação de gerações, reforçando o lema “Educar com amor para a vida”. Sua longa jornada é um testemunho de compromisso com o desenvolvimento humano e a disseminação de valores essenciais. Ao longo dessas sete décadas, a Aproet se estabeleceu como referência, não apenas na educação formal, mas também no cuidado com as crianças e na construção de um futuro mais promissor para a comunidade. A celebração dos seus 70 anos não apenas honra o passado e o legado de seu fundador, mas também reafirma o propósito de moldar cidadãos conscientes e preparados para os desafios do mundo.
Entrelinhas
- O delegado Rubem Teston será o novo coordenador da Delegacia de Investigação Criminal de Laguna. Ele substitui Bruno Fernandes, que assumiu a 2ª Delegacia de Combate à Corrupção de Tubarão. Teston está na polícia de Laguna há dois anos, onde coordenou a delegacia da comarca. Ele já passou pelas delegacias de Capivari de Baixo, Tubarão e Cunha Porã.
- Na Prefeitura de Tubarão, Camila Borges Mendes foi exonerada do cargo de oficial de gabinete e nomeada assistente judiciária da Procuradoria-Geral do município. Eduarda dos Santos foi nomeada para o cargo de oficial de gabinete da Secretaria de Infraestrutura, e Luiz Fernando da Silva Meneghel foi exonerado do cargo de diretor administrativo da mesma secretaria.
- Prefeito de Braço do Norte, Lauro Boing anunciou ontem a enfermeira Luciani Debiasi como a nova secretária de Saúde do município. Com mais de 20 anos de atuação na área da saúde, Luciani já foi secretária da mesma pasta entre 2012 e 2013. Ela substitui o vereador Michell Sombrio, que esteve à frente da secretaria interinamente desde março passado.
- Na Câmara de Capivari de Baixo, foi aprovado projeto de lei do vereador e presidente Marcelo Muraro, que institui o selo Amigo do Idoso, destinado a entidades que atendem a terceira idade nas modalidades de casas de repouso, asilos, centros de convivência, casas-lares, ONGs, entre outras. Também poderão receber o selo as entidades e empresas que contribuem para a implementação de políticas públicas para os idosos.
- Pároco da Paróquia da Catedral, padre Eduardo Rocha informou ontem que as obras estruturais das lajes da Catedral Diocesana devem ser finalizadas esta semana. Segundo o pároco, a Cripta foi fechada de forma temporária para a continuidade das obras. Com isso, as missas serão realizadas no Centro de Eventos nos próximos dias.
Política
Arilton Barreiros de Souza, é Filho de Jaime Eufrázio de Souza e Maria Zilá Barreiros. Casado com Maria de Lourdes Machado de Souza e pai de duas filhas, Eloise e Andresa, casadas com Hélio e Fernando respectivamente. Tem três netos, Davi, Frederico e Esther. Natural de Tubarão, onde nasceu em 7 de março de 1950. Grau de escolaridade secundário. Radialista desde 1964 e jornalista a desde 1978. Passou pelas rádios Tabajara, Tubá, Verde Vale, Santa Catarina e Nativa. Fundador das Rádios Verde Vale em Braço do Norte e Tabajara FM, em Tubarão. Colunista do Jornal Diário do Sul e 4 anos do Notisul do qual foi um dos sócios fundadores. Durante um ano foi repórter da extinta TV Eldorado de Criciúma. Apresentou um programa na TV Cabo, canal 20 em Tubarão e assina atualmente coluna semanal no Jornal da Cidade e Regional Sul. Foi presidente da Liga Tubaronense de Futebol, presidente do seu quadro de árbitros e presidente da Junta Disciplinar Desportiva. Participou da fundação da Combentu e das diretorias do Lar da Menina e da Apit, Associação dos Profissionais de Imprensa. É cursilhista desde 1974 e foi vice presidente regional sul da Acaert, Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. Também secretário do Sindicato dos Empregadores de Rádio e TV de Santa Catarina. Na Rádio Verde Vale foi locutor e gerente da emissora de 1984 a 1994 e nesses 10 anos sempre lutou para o desenvolvimento da região. Foi graças ao trabalho da emissora que o trevo de entrada de Braço do Norte foi mudado, a agência do INSS foi criada, as estradas de Braço do Norte a Grão Pará e de Braço do Norte a Rio Fortuna foram asfaltadas e o ginásio de esportes de Rio Bonito foi construído. Graças a emissora vários médicos migraram para Braço do Norte e o crescimento da região foi sentido por todos. Participou das Copas do Mundo de Futebol em 1994 nos Estados Unidos, em 1998 na França e em 2006 na Alemanha. Em 2002 lançou o livro Por uma Vida Melhor com escritos e mensagens que leu em seus programas no rádio. Foram comercializados 3 mil livros.