Ação faz parte da 6ª fase da Operação Mensageiro, que investiga corrupção, fraude em licitações e outros crimes contra a Administração Pública
Na manhã desta terça-feira (19), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), coordenados pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), cumpriram mandado de busca e apreensão na residência de um ex-prefeito de Braço do Norte. O nome do ex-gestor não foi divulgado pelo Ministério Público.
A ação faz parte da 6ª fase da Operação Mensageiro, que investiga crimes contra a Administração Pública, como corrupção ativa e passiva, fraude à licitação, organização criminosa e lavagem de capitais.
Por determinação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, estão sendo cumpridos 3 mandados de prisão preventiva e 36 mandados de busca e apreensão em residências e empresas nos municípios de Laguna, Imbituba, Braço do Norte e Imaruí, além de ações em outras cidades como Rio do Sul, Blumenau, Florianópolis, Gaspar, Bombinhas e Palhoça.
Foram presos preventivamente empresários suspeitos de envolvimento nas práticas ilícitas, e cumpridas medidas de busca e apreensão contra servidores, ex-servidores e agentes políticos, incluindo ex-prefeitos de Braço do Norte e Rio do Sul.
Segundo o MPSC, esta fase da investigação busca aprofundar a coleta de provas sobre contratos de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos em diversas regiões do estado, onde há indícios de atuação de agentes públicos e particulares em um esquema criminoso estruturado.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.