Sábado, 15 de junho de 2024
Buscar
Fechar [x]
SEGURANÇA
26/05/2024 09h04

Ministério Público faz operação contra desvios de doações para vítimas das chuvas no RS

Agentes da Defesa Civil destinavam donativos para 'compra de votos'; dois deles são pré-candidatos

Foto: Ministério Público RS

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) realizou neste sábado (25) uma operação para combater o desvio de doações destinadas às vítimas das enchentes em Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre.

Denúncias e investigações

Denúncias recebidas pelo MP-RS indicaram que membros da Defesa Civil municipal estariam desviando donativos para beneficiar futuros eleitores. Em resposta, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) cumpriu nove mandados de busca e apreensão contra três agentes públicos. Dos investigados, pelo menos dois são pré-candidatos nas próximas eleições municipais. Os servidores foram afastados. 

Os mandados foram executados nas residências dos suspeitos, na Prefeitura e em depósitos da cidade. Foram apreendidos celulares, documentos, dinheiro e outros itens relevantes para a investigação.

A investigação do MP-RS está focada em crimes de apropriação indébita, peculato e associação criminosa durante um estado de calamidade pública. Em consequência, a Defesa Civil municipal afastou temporariamente os três integrantes envolvidos, embora eles ainda possam exercer outras funções públicas.

Após a operação, promotores do MP-RS se reuniram com representantes da Prefeitura de Eldorado do Sul, de outros órgãos públicos e com membros do exército. Na reunião, foi decidido que os militares assumirão a entrega das doações às vítimas das enchentes.

Além disso, o MP-RS solicitou que a Prefeitura apresente um plano de trabalho para a utilização dos recursos públicos já disponibilizados, visando o atendimento às vítimas e a reconstrução da cidade.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Situação em Eldorado do Sul



Eldorado do Sul foi severamente afetada pelas cheias dos Rios Guaíba e Jacuí, resultando na inundação completa da área urbana. Conforme dados da Prefeitura, mais de 30 mil habitantes foram deslocados de suas casas. Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem cerca de 40 mil habitantes.

A operação do MP-RS é uma resposta importante para garantir que as doações cheguem às vítimas e que os responsáveis por possíveis desvios sejam responsabilizados.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J 


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.