O animal estava agressivo e com um corda enrolada no corpo. PM e bombeiros militares atuaram na ocorrência
Um Jacaré-de-papo-amarelo foi resgatado ontem (12) em Tubarão. A Polícia Militar foi acionada, por volta das 11h35, para atender a ocorrência (animal provocando perigo eminente).
Os policiais se deslocaram à Rua São João, nas proximidades da Cecrisa (somente referência). Quando a guarnição chegou ao local, o animal estava amarrado - havia uma corda enrolada em seu corpo e com sinais de maus-tratos.
O jacaré estava agressivo, porém com o apoio de uma guarnição dos bombeiros militares, foi colocado na viatura da Polícia Militar e depois devolvido ao seu habitat natural.
A guarnição confeccionou um boletim de ocorrência.
Características do Jacaré-papo-amarelo:
Sua cor é esverdeada, quase pardo, com o ventre amarelado, o focinho largo e achatado e pode medir até 3 metros de comprimento. Os jacarés são animais de hábitos noturnos e durante o dia formam grupos para tomar sol.
Alimenta-se de peixes, aves e mamíferos. Seu período de reprodução é entre janeiro e março, época das grandes enchentes dos rios e põe entre 30 e 60 ovos por ninhada. Pode viver até 50 anos.
Os jacarés são animais ecologicamente importantes, pois fazem o controle biológico de outras espécies de animais, pois se alimentam dos animais mais velhos e fracos que não conseguem escapar de seu ataque. Além disso, suas fezes servem de alimento a peixes e outros seres vivos aquáticos.
Hoje, os jacarés-de-papo-amarelo fazem parte da lista de animais em extinção do IBAMA. Isso se deve, principalmente, pela destruição de seu habitat e à poluição dos rios.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/JBufyOx032T3Jer1iObXse