Animal foi deixado no estacionamento do Aeroporto de Florianópolis dentro de uma caixa de transporte
Um cão foi abandonado após o dono ser impedido de embarcar com ele no Aeroporto Internacional de Florianópolis. O homem deixou o animal dentro de uma caixa de transporte no estacionamento e seguiu viagem. Ele foi preso ao desembarcar em Brasília, no Distrito Federal, e pode responder por maus-tratos, crime que prevê pena de até cinco anos de reclusão.
Segundo a Polícia Civil, o caso ocorreu na quarta-feira (20). O passageiro foi informado de que a caixa utilizada não atendia às normas aeroportuárias e, diante da negativa, optou por deixar o animal para trás.
O abandono de cães e gatos é considerado crime grave pela Lei nº 14.064/2020, que ampliou as penalidades para dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição de guarda de animais.
Esse não foi um episódio isolado em Santa Catarina. Em julho, uma mulher foi flagrada abandonando um cão em uma escadaria em Florianópolis, e em Araranguá, um filhote foi deixado na rua e acabou atropelado. Todas as ocorrências foram registradas em vídeo.
Na Grande Florianópolis, a Delegacia de Proteção Animal (DPA) contabilizou mais de 3 mil denúncias de maus-tratos somente entre janeiro e dezembro de 2024.
Casos desse tipo podem ser denunciados de forma anônima ou sigilosa por meio de canais oficiais, como o Ministério Público, Polícia Militar (190), Disque Denúncia, Federação Brasileira dos Animais e delegacias de polícia, inclusive no formato online em alguns estados.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.