Mandados de busca e internações provisórias foram cumpridos com apoio de órgãos nacionais e internacionais
Uma operação realizada neste sábado (12) desarticulou um grupo investigado por promover manipulação emocional, disseminação de discursos de ódio e incentivo ao extremismo. A ação, denominada Operação Vórtice, foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio do CyberGAECO, e resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão, além de duas decisões de internação provisória.
As medidas cautelares foram solicitadas pela Promotoria de Justiça da Infância da Comarca do Vale do Itajaí e expedidas pelo Poder Judiciário. A investigação que deu origem à operação foi conduzida pelo CyberGAECO, com foco em identificar práticas de exposição a conteúdos extremos e, nos casos mais graves, o estímulo direto à violência.
A Operação Vórtice contou com apoio estratégico do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas (DIOPI/SENASP), e da Agência de Investigação Interna (HSI) da Embaixada dos Estados Unidos. A atuação conjunta reforça a importância da cooperação interagências no enfrentamento ao extremismo e ao crime organizado em ambientes digitais.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J