Acúmulo chegou a quatro vezes o esperado de chuva para todo o mês em cidade da Grande Florianópolis. Dois municípios decretaram situação de emergência
Com as fortes chuvas, 85 pessoas precisaram deixar as próprias casas em Santa Catarina, em cidades do Sul e da Grande Florianópolis, conforme boletim da Defesa Civil do final da tarde desta segunda-feira (15).
Em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, choveu quatro vezes mais do que a média histórica esperada para o mês de abril na área. Este município e Paulo Lopes, na mesma região, decretaram situação de emergência.
Santo Amaro da Imperatriz foi a cidade de Santa Catarina com maior acúmulo de chuva em quatro dias, contados entre 16h de quinta (11) e 16h desta segunda. Foram 433 milímetros, de acordo com a Defesa Civil.
Na região, a média histórica de chuva em todo o mês de abril é de até 110 milímetros, conforme a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas de Santa Catarina.
No total, 74 pessoas deixaram as próprias casas e se abrigaram com parentes ou amigos. Os desalojados são das seguintes cidades:
50 em Palhoça, na Grande Florianópolis
20 em Biguaçu, na Grande Florianópolis
2 em Imbituba, no Sul
2 em Tubarão, no Sul
Palhoça é a única cidade do estado com desabrigados. Até 17h desta segunda, 11 pessoas estavam em um abrigo do município.
Estragos
Um dos principais problemas causados pelas chuvas foi o bloqueio na BR-101 em Palhoça, na região conhecida como Morro dos Cavalos. Houve uma queda de barreiras, afundamento da pista e abertura de crateras no trecho.
Os estragos são nos km 229, no sentido Sul, e 236, no sentido Norte. Não há previsão de liberação da rodovia, de acordo com a concessionária.
Houve alagamentos em São João Batista, São José, Florianópolis, Biguaçu, Garopaba, Paulo Lopes, São Pedro de Alcântara, Joinville, Imbituba, Imaruí e Nova Veneza.
Deslizamentos foram registrados em São João Batista, Florianópolis, Paulo Lopes, São Pedro de Alcântara, Ilhota, Camboriú, Lauro Müller e Criciúma.
Alerta da Defesa Civil
A chuva deve continuar nesta terça (16). O risco é "alto" a "muito alto" para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas na Grande Florianópolis e região Sul, segundo a Defesa Civil.
Em emergências, a população pode telefonar para 193, para chamar os bombeiros, ou 199, para a própria Defesa Civil.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J