Domingo, 21 de julho de 2024
Buscar
Fechar [x]
SEGURANÇA
07/07/2024 18h18

Chuvas em SC: Defesa Civil emite alerta para risco de enchente no município de Rio do Sul

Moradores próximos da bacia dos rios que formam o Itajaí-Açu está de sobreaviso

Foto: Rio do Sul do Alto

A Defesa Civil alertou na tarde deste domingo (7) sobre o risco de enchente em Rio do Sul. O alerta é devido à chuva volumosa que caiu na região da bacia dos rios que formam o Itajaí-Açu durante o final de semana e com base na previsão para este domingo, há uma previsão de que o nível do rio atinja os oito metros.

A cota de atenção no município está em 8,5 metros, o que deve deixar os moradores de sobreaviso caso a situação se altere. Novos comunicados podem ser emitidos a qualquer momento.

O volume de chuva nos últimos dias já superou os 100 milímetros em cidades como Ituporanga, Agrolândia, Aurora, Vidal Ramos, Alfredo Wagner e Trombudo Central, que são regiões que contribuem com a bacia do rio local. A barragem de Taió está com todas as comportas fechadas. Já a estrutura em Ituporanga está com as comportas em manutenção e quatro delas permanecem abertas.

A Defesa Civil recomenda que moradores de áreas baixas na cidade, que costumam ser afetadas com o rio em oito metros, providenciem a retirada de seus pertences. Seis abrigos podem ser abertos ao longo da tarde deste domingo para atender as famílias que não têm para onde ir, dependendo da demanda.

O plantão da Defesa Civil permanecerá ativo, com o telefone 199 disponível para ligações em situações de emergência. A comunidade precisa também ficar atenta ao risco de deslizamentos de terra, queda de barreiras ou rachaduras em terrenos ou paredes. Toda atenção é necessária e, em caso de urgência, deve ser feito o informe à Defesa Civil e a saída do imóvel.





CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Abrigos a serem abertos, dependendo da demanda:




  • Salão da comunidade católica do bairro Bela Aliança – capela São Sebastião;

  • Salão da Sociedade Atiradores Bela Aliança, no bairro Bela Aliança;

  • Salão da comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Taboão;

  • Salão do Lions Clube, no bairro Progresso;

  • Salão da paróquia São José Operário, no bairro Laranjeiras;

  • Salão da comunidade Evangélica Luterana.


Fonte: Redação com informações de OCPNEws
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.