Secretária Luciani Debiasi e enfermeira Eliane Martins destacam importância do cuidado contínuo com a saúde mental, durante entrevista na Rádio Hiperativa FM
A Secretária de Saúde de Braço do Norte, Luciani Debiasi Pires, no cargo há cerca de 15 dias, e a enfermeira Eliane Cristina Martins, coordenadora do CESPI e membro do CVV, participaram na manhã desta sexta-feira (5) de uma entrevista no jornal Hora Hiper, da Rádio Hiperativa FM. A conversa marcou o início das ações do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio.
Durante a entrevista, Eliane destacou que a porta de entrada para o cuidado em saúde mental são as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que já estão realizando acolhimentos especiais neste mês. Além disso, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) continua com atendimento de livre demanda e conta com uma equipe multiprofissional. O Amenti, que recentemente mudou de sede, oferece suporte voltado para crianças e adolescentes, com atenção especializada.
O CVV – Centro de Valorização da Vida – é uma organização sem fins lucrativos que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio de voluntários treinados para escutar, de forma sigilosa e gratuita, qualquer pessoa que precise conversar. Em Braço do Norte, o CVV foi implantado em 2014, impulsionado pelos altos índices de suicídio na região. A partir dessa mobilização, nasceu o CESPI, em 2016, com foco em práticas integrativas no cuidado à saúde mental.
O CESPI atua em três frentes: física, emocional e energética. Entre os atendimentos oferecidos estão hipnose, constelação familiar, reiki, biodanza, yoga e tai chi chuan. “Trabalhamos com a prevenção e o equilíbrio do ser como um todo”, explicou Eliane, ressaltando que esses recursos são fundamentais para quem busca um caminho de bem-estar e superação emocional.
Este ano, a campanha Setembro Amarelo tem como lema: “Às vezes tudo parece demais, e o silêncio pesa”. A frase convida à reflexão sobre o sofrimento silencioso que muitas pessoas enfrentam, e reforça a importância de ouvir, acolher e buscar ajuda profissional. Em Braço do Norte, a rede de apoio segue mobilizada para garantir escuta, cuidado e esperança.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.