Chefe de gabinete de Braço do Norte disse que parte burocrática foi vencida junto à Caixa Econômica Federal e que o próximo passo é a licitação
Divulgação Portal Hora Hiper
O chefe de gabinete de Braço do Norte, Vânio de Oliveira, o Vaninho, participou na manhã desta sexta-feira, 5, do jornal Hora Hiper, da Hiperativa FM, e relatou a agenda que cumpriu em Brasília ao lado do prefeito Lauro Boeing Júnior e do vice-prefeito Duda Schueroff. A comitiva visitou gabinetes de todos os parlamentares, incluindo deputados e senadores, para tratar de demandas do município, entre elas o destravamento dos recursos para pavimentação dos acessos aos frigoríficos nas comunidades de Pinheiral e Baixo Pinheiral. Os valores deveriam ter sido empenhados em 2023, após a emissão das ordens de serviço, mas ainda não foram efetivados.
Segundo Vaninho, apesar de Braço do Norte ter uma arrecadação de destaque na região da Amurel, a liberação desses recursos federais é fundamental para que o município possa investir também em outras áreas essenciais. Ele destacou ainda a expectativa para o início das operações da usina de asfalto da Amurel, previsto para dezembro, o que permitirá a conclusão da obra piloto de pavimentação no bairro São Cristóvão, modelo que combina execução parcial com mão de obra própria do município.
Outro tema abordado foi o contorno viário. Vaninho afirmou que um movimento está sendo articulado para buscar recursos que viabilizem a execução da obra, considerada estratégica para melhorar o fluxo do trânsito, aumentar a segurança e facilitar o escoamento da produção regional. Ele também trouxe atualizações sobre a área habitacional: Braço do Norte recebeu recentemente a confirmação de 30 unidades habitacionais pelo programa Casa Catarina, do Governo do Estado.
Com exclusividade, o chefe de gabinete anunciou que o processo licitatório das 50 casas do programa federal foi autorizado pela Caixa Econômica Federal, após a conclusão de todas as etapas burocráticas. Por fim, Vaninho lembrou que o Executivo já encaminhou o orçamento de 2026 para apreciação na Câmara de Vereadores e que, na última terça-feira, 2, foi realizada uma audiência pública para discutir os detalhes da proposta.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.