Enfermeiro Ivon Ferreira Júnior alerta para aumento dos casos e destaca importância da parceria entre população e poder público
O enfermeiro Ivon Ferreira Júnior, da Regional de Saúde de Tubarão, participou na manhã desta terça-feira (10) do jornal Hora Hiper, da Rádio Hiperativa FM, para falar sobre os recentes casos de escorpiões em Braço do Norte. Segundo Ivon, o número de ocorrências preocupa a regional, mas, graças ao trabalho contínuo realizado, há a expectativa de redução gradual dos casos.
Ele enfatizou que a principal preocupação está nos acidentes provocados pelos animais peçonhentos e ressaltou que o combate ao problema depende da ação conjunta entre a população e o poder público. O município tem se mostrado bastante ativo nesse sentido, realizando reuniões para definir estratégias eficazes de controle.
Ivon orientou os moradores a evitarem o acúmulo de lixo e entulhos, que servem de abrigo para escorpiões e outros animais peçonhentos. Caso o animal seja encontrado, a recomendação é acionar a vigilância sanitária para captura, preferencialmente com a captura do animal ou registro fotográfico para facilitar a identificação. Em caso de acidente, é fundamental procurar atendimento médico imediato.
O enfermeiro ainda chamou a atenção para a rápida reprodução dos escorpiões, o que torna o trabalho de controle contínuo e necessário. A tendência é que os casos diminuam durante o inverno, por conta do frio, mas com o verão a expectativa é de novas ocorrências, tornando essencial o esforço conjunto para reduzir a presença desses animais na região.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J