Vigilância Epidemiológica aponta 64 focos do Aedes aegypti em diversos bairros; população é orientada a eliminar água parada
Divulgação: Prefeitura de Tubarão
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, emitiu novo alerta após um crescimento expressivo nos focos do mosquito Aedes aegypti. Em apenas uma semana, o número de registros passou de 31 para 64, conforme atualização divulgada nesta quarta-feira (11).
O inseto é transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. Além do avanço nos focos, o município também contabiliza 22 notificações relacionadas à dengue nesta semana. Destas, 18 foram descartadas, três seguem sob investigação e um caso foi confirmado com transmissão autóctone, quando a infecção ocorre dentro da própria cidade.
Focos espalhados por diversos bairros
Os 64 focos identificados estão distribuídos em diferentes regiões do município:
Oficinas – 9
Centro – 9
Recife – 8
Morrotes – 7
Revoredo – 6
Fábio Silva – 4
Humaitá – 4
Vila Moema – 3
Santo Antônio de Pádua – 3
Monte Castelo – 3
São João Margem Esquerda – 3
Dehon – 2
Humaitá de Cima – 2
Passagem – 1
Com a chegada do verão, período mais favorável à proliferação do mosquito, as autoridades reforçam a importância da colaboração da população no combate aos criadouros.
A orientação é manter quintais e pátios limpos, eliminar qualquer recipiente que possa acumular água parada, vedar corretamente as caixas d’água e realizar a limpeza frequente de calhas e ralos.
Denúncias sobre possíveis focos do mosquito podem ser feitas à Ouvidoria pelo telefone (48) 3621-9051 ou pelo e-mail [email protected]
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.