Ação noturna será realizada com uso de luz ultravioleta no bairro Santa Luzia, onde os animais foram encontrados em uma semana
Nas últimas semanas, a cidade de Braço do Norte vem enfrentando um aumento preocupante no número de escorpiões. Ao todo, 26 animais foram encontrados apenas no bairro Santa Luzia, conforme informado pelo secretário de Saúde, Michell Sombrio, em entrevista ao Jornal Hora Hiper, na manhã desta segunda-feira (5).
Segundo Michell, os primeiros 11 escorpiões foram encontrados pela prefeitura. Após uma varredura mais detalhada na região, outros 15 foram localizados, elevando o alerta das autoridades. “A proliferação do escorpião é muito rápida. São animais noturnos, que se escondem em entulhos, lixos e locais úmidos e quentes”, explicou o secretário.
O monitoramento intensificado teve início após um acidente envolvendo um morador da região. Apesar de não terem sido divulgados detalhes do caso, o episódio acendeu o sinal de alerta sobre a necessidade de prevenção e combate ao animal peçonhento, cujo veneno pode levar à morte.
Até o momento, escorpiões foram encontrados em dois bairros da cidade. Para conter a situação, uma ação de "caça ao escorpião" está prevista para a próxima semana. A varredura será realizada durante a noite, em parceria com a Regional de Saúde, utilizando luz ultravioleta tecnologia que facilita a localização dos escorpiões.
A Secretaria de Saúde reforça que casos de aparecimento do animal devem ser imediatamente comunicados à Vigilância Epidemiológica, responsável pela captura. Michell Sombrio destacou ainda que parte do trabalho de prevenção também depende da colaboração da população, que deve manter quintais limpos e evitar o acúmulo de entulhos.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J