Sábado, 31 de julho de 2021
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
17/06/2021 11h03

Braço do Norte: ampliação do Hospital Santa Teresinha vai contar com agência transfusional

A Agência Transfusional é um módulo do sistema Hemovida que gerencia todas as etapas relacionadas à transfusão de sangue, como a estocagem das bolsas de sangue entre outras funções.

Com a ampliação do Hospital Santa Teresinha, além dos leitos de UTI, a nova unidade será contemplada com uma Agência Transfusional. Para se ter uma ideia, pacientes em estado grave que necessitem de transfusão de sangue podem esperar até 6 horas para a captação junto ao Hemosc, que está localizado hoje em Criciúma. Em alguns casos esse tempo de espera pode decidir o futuro do paciente. 



A agência transfusional não realiza a coleta do sangue, ou seja, para doação de sangue o Hemosc de Criciúma será ainda o local indicado. No entanto, todo processo de armazenamento e distribuição acontece pela agência, auxiliando no atendimento de pacientes pela unidade. 



Entre os serviços oferecidos pela agência estão: atendimento aos setores do hospital nas necessidades transfusionais; realização dos exames pré-transfunsionais; identificação das reações transfunsionais através de exames e notificações na NOTIVISA/ANVISA; controle de qualidade interno e externo dos reagentes e hemocomponentes; fraciona o sangue para as transfusões em pacientes pediátricos; promove ações para captação de doadores de sangue e participa do Comitê Transfusional Multidisciplinar.



Tudo isso atendendo as exigências das normas vigentes da APEVISA/ANVISA. “A instalação da Agência Transfusional irá salvar vidas e este é o principal intuito do Hospital Santa Teresinha. Paralelamente a sua ampliação já estamos nos preparando para cada processo de implantação”, explica a enfermeira coordenadora do Comitê Transfusional, Janieli Luckmann. 



Com a instalação dos leitos de UTI e da Agência Transfusional o Hospital Santa Teresinha passará a ser um hospital de grande porte, sendo referência na região para o atendimento de casos complexos. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porque doar sangue?



O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, ele é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes a todos os órgãos, sendo essencial para a vida. São inúmeros casos em que pacientes necessitam de transfusão de sangue, além de acidentes, cirurgias e queimaduras, doenças como hemofilia, leucemia e anemias também podem necessitar de transfusão. 



Doar sangue é um ato tranquilo e seguro e não coloca em risco a saúde. Se cada pessoal saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam hemocomponentes suficientes para atender toda população. 

Uma única doação de sangue, pode salvar várias vidas





 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/D6viKGflQYZDKPfBnerR0K


Fonte: Assessoria de Imprensa HST / Fotos: Divulgação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.