Caso aconteceu em Joinville. O município tem 8 das 11 mortes confirmadas no estado.
Um bebê de 1 mês e 29 dias morreu por dengue em Joinville, no Norte de Santa Catarina, segundo a prefeitura. Segundo o painel da Secretaria de Estado da Saúde, essa é a vítima mais jovem dos 11 óbitos confirmados no estado em 2024.
A morte do menino, prestes a completar dois meses, ocorreu em 21 de fevereiro, em um hospital da rede pública, mas só foi divulgado pela prefeitura na quinta-feira (29).
Conforme o município, a idade do bebê já configura um fator de risco para a doença, tendo em vista que não possui calendário completo de vacinas. A família dele vive no bairro Costa e Silva.
Conforme o painel da dengue da Secretaria de Saúde de Joinville, o município registrou 2.651 casos de dengue até as 7h30 desta quinta-feira. O município, que tem 8 das 11 mortes confirmadas no estado, também investiga as mortes de pai e filha, com 18 minutos de diferença, pela doença.
Em 22 de fevereiro, Santa Catarina decretou emergência epidemiológica pela dengue. Com o documento, o governo diz que pode facilitar e ampliar o acesso e tratamento adequado aos pacientes.
Alto risco de transmissão da dengue
Um levantamento da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) sobre a presença do mosquito Aedes aegypti mostrou que 47 municípios de Santa Catarina apresentam alto risco de transmissão de dengue.
Além disso, o relatório revela que 69 municípios apresentam médio risco e 34, baixo risco. Os resultados auxiliam a entender o cenário de transmissão das arboviroses no estado.
Os municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti precisam realizar o levantamento para a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, chikungunya e zika.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J