Ação da Polícia Civil cumpriu mandados em quatro municípios e apura esquema de corrupção ligado à coleta de lixo
Divulgação
O prefeito de Garopaba, Júnior de Abreu Bento (Progressistas), foi preso na manhã desta quinta-feira (8) durante a segunda fase da Operação Coleta Seletiva, deflagrada pela Polícia Civil de Santa Catarina. Além do chefe do Executivo municipal, também foram presos preventivamente um servidor público do setor de licitações e contratos e um empresário do ramo de coleta e reciclagem de resíduos sólidos. Todos foram encaminhados ao Presídio Regional de Tubarão.

A operação, conduzida pela 2ª Delegacia de Combate à Corrupção da DEIC, resultou ainda no afastamento cautelar de dois secretários municipais de Garopaba, no cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e valores estimados em cerca de R$ 1 milhão. As diligências ocorreram simultaneamente nos municípios de Garopaba, Pescaria Brava, Laguna e Tubarão, com a participação de aproximadamente 50 policiais civis.

Segundo a Polícia Civil, as investigações apontam para um suposto esquema de corrupção sistêmica envolvendo repasses indevidos a agentes políticos e crimes licitatórios, incluindo fraudes em processos de contratação e na execução de contratos públicos. As medidas judiciais foram autorizadas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, com parecer favorável do Ministério Público.

Em nota oficial, a Prefeitura de Garopaba informou que tomou conhecimento da operação e aguarda acesso aos autos para compreender os fatos, destacando o compromisso com a transparência, o devido processo legal e a continuidade dos serviços públicos. A defesa do prefeito afirmou que busca acesso à decisão judicial para avaliar as medidas cabíveis. A Polícia Civil informou que novas informações só serão divulgadas após autorização do TJSC.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.