Medicamento desenvolvido pela EMS também é utilizado no controle do diabetes tipo 2; registro contempla quatro apresentações
Foto: Ilustrativa/ Divulgação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a primeira versão genérica de uma caneta emagrecedora à base de semaglutida no Brasil. O registro foi concedido à farmacêutica brasileira EMS e contempla quatro apresentações do medicamento.
A semaglutida é uma substância utilizada no controle do diabetes tipo 2 e em tratamentos para perda de peso. O princípio ativo está presente em medicamentos como o Ozempic, da farmacêutica Novo Nordisk.
Até então, não havia uma versão genérica da semaglutida no país. A EMS já possui uma versão sintética da substância, comercializada na caneta Ozivy, e agora recebeu autorização para produzir também o medicamento na categoria de genérico.
A farmacêutica ainda não informou quando a nova caneta chegará às farmácias nem qual será o preço. Pela regulamentação, os medicamentos genéricos devem ser, no mínimo, 35% mais baratos que os de referência.
Quatro apresentações
O registro da EMS contempla:
A aprovação deve ampliar a concorrência entre os laboratórios que produzem medicamentos à base de semaglutida, cuja procura aumentou no Brasil nos últimos anos, especialmente para tratamentos relacionados à obesidade.
Germed também recebe aprovação
A Anvisa também concedeu à farmacêutica brasileira Germed o registro de uma versão similar da caneta à base de semaglutida.
Os medicamentos similares possuem o mesmo princípio ativo, concentração, eficácia, segurança e qualidade do produto de referência, mas podem apresentar diferenças em características como excipientes, embalagem, rotulagem e prazo de validade.
A versão da Germed também foi aprovada em quatro apresentações.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.