Propostas do vereador Reginaldo Demétrio geram discussões sobre estado laico, calendário oficial e efetividade legislativa
A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Braço do Norte, realizada nesta segunda-feira (13), foi marcada por intensos debates entre os parlamentares. Com um clima mais movimentado que o habitual, um dos principais destaques foi a retirada de pauta, pela segunda vez, do Projeto de Decreto Legislativo que regulamenta a cessão de uso das dependências da Câmara.
No entanto, os debates mais acalorados giraram em torno de dois projetos de autoria do vereador Reginaldo Demétrio. O Projeto de Lei nº 0044, que institui o Dia Municipal da Música Gospel no calendário oficial do município, foi alvo de críticas por suposta falta de informações e semelhança com uma proposta já apresentada no início do ano. O projeto também reacendeu discussões sobre o estado laico. Apesar das ressalvas, a proposta foi aprovada.
Já o Projeto de Lei nº 0045, também apresentado por Reginaldo, propõe a criação do “Festival De Lá Pra Cá”, a ser realizado anualmente na semana do aniversário do município, e sua inclusão no calendário oficial. Alguns vereadores consideraram a proposta uma tentativa de se apropriar de um evento já promovido pelo Executivo. Em sua defesa, Reginaldo afirmou que teve autorização do Executivo para levar o projeto à Câmara. A matéria foi aprovada por maioria, com votos contrários dos vereadores Elton Heidemann e Cristian Locks Ceolin.
O vereador Elton Heidemann questionou a efetividade de muitos projetos apresentados. “Muito poderia ser filtrado antes de trazer pra Câmara. Muitos projetos são discutidos, aprovados e acabam virando em nada, sem poder efetivo para a comunidade. Na teoria, temos 5 mil projetos de lei, mas, na prática, talvez 20 ou 30. Qual a qualidade disso?”, disse.
Já o vereador Ramiris Vieira Nazário ressaltou a importância do debate na construção das pautas. “Desavenças acontecem, é normal. Se o Executivo está a favor, não vejo por que não aprovar”, afirmou.
Ramiris também comentou sobre sua recente viagem a Brasília, onde visitou o gabinete do deputado Fábio Schiochet. Segundo o vereador, o parlamentar garantiu a destinação de R$ 550 mil para a área da saúde de Braço do Norte, com repasse previsto para fevereiro de 2026.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.