A mudança entrará em vigor ainda neste mês de setembro
Uma importante vitória para os trabalhadores da educação pública de Santa Catarina foi conquistada nesta quarta-feira (11) na Assembleia Legislativa do Estado (Alesc). Após 11 anos de congelamento, foi aprovado o reajuste do vale-alimentação, que passará a ser de R$ 550. O benefício será pago integralmente, sem descontos por dias trabalhados, e abrangerá todos os servidores do Executivo estadual. A mudança entrará em vigor ainda neste mês de setembro, sem deduções em feriados ou recessos, representando um avanço significativo para a categoria.
Essa conquista é fruto das intensas mobilizações e da greve organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC). As manifestações da categoria e a pressão constante do sindicato foram determinantes para o sucesso dessa reivindicação.
Apesar da conquista, os desafios ainda persistem. Os trabalhadores continuam pressionando por um reajuste e descompactação da tabela salarial, questões que serão votadas em outubro, após o retorno das atividades da Alesc.
Evandro Accadrolli, coordenador estadual do Sinte, celebra o avanço, mas destaca a necessidade de manter as mobilizações. “Celebramos essa conquista, mas a nossa luta não para por aqui. Precisamos manter a pressão pelo reajuste salarial e a descompactação da tabela. O nosso desafio é aprovar o reajuste na carreira para atingir todos os trabalhadores, principalmente os aposentados que sofrem o desconto dos 14% e não recebem o vale-alimentação.”
O Sinte/SC já está planejando novas ações para garantir que o projeto de reajuste salarial seja votado e aprovado. Em meados de outubro, quando o projeto estiver previsto para votação na Alesc, o sindicato convocará uma assembleia para pressionar os parlamentares a aprovar um projeto que assegure a valorização da carreira do magistério catarinense.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J