Investigação aponta fraude em licitações e desvio de recursos; julgamento cabe agora ao Poder Judiciário
A Polícia Civil finalizou, nesta segunda-feira (4), o inquérito da Operação Maktub, que apura fraudes em licitações na cidade de Forquilhinha, indiciando o prefeito afastado José Cláudio Gonçalves (PSD), conhecido como Neguinho, além de oito servidores públicos e nove empresários. Os crimes investigados incluem fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, e constituição de organização criminosa.
A operação teve três fases: a primeira em fevereiro, com foco na Prefeitura de Forquilhinha; a segunda em julho, em Praia Grande; e a última em outubro, novamente em Forquilhinha. Durante essas fases, foram realizados mandados de prisão, afastamento de cargos e busca e apreensão em diversas cidades do sul de Santa Catarina. Na última etapa, foi ordenado o sequestro de bens e valores de até R$ 1,7 milhão.
Os advogados de Neguinho afirmam que o indiciamento é apenas uma fase da investigação e que confiam na absolvição de seu cliente, reforçando que o prefeito está colaborando e apresentando provas documentais de sua defesa. Neguinho, reeleito com ampla votação para 2025, aguarda análise do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) para retornar ao cargo e demonstrar sua inocência.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J