Quinta, 25 de abril de 2024
Buscar
Fechar [x]
POLÍTICA
30/10/2020 13h08

Operação prende candidato a prefeito e empresário em Garopaba

Operação Ordem Urbana: Outros cinco servidores públicos foram afastados dos cargos

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) cumpriu na manhã desta quinta-feira (29/10) dois mandados de prisão preventiva e três de afastamento cautelar da função pública durante a segunda fase da Operação Ordem Urbana, em Garopaba.


Foram presos o agente político, identificado como sendo o vereador e candidato à Prefeitura de Garopaba, Luizinho Campos (PSB), e um empresário, ambos denunciados pelo crime de organização criminosa pela 1ª Promotoria de Justiça de Garopaba.


Também foram afastados cautelarmente dois agentes políticos e mais cinco foram afastados das suas funções públicas e proibidos de contato, direto ou indireto, com os demais denunciados ou testemunhas.


Os mandados de prisão e de afastamento cautelar foram expedidos na terça-feira (27/10) pelo Judiciário a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). As prisões preventivas visam assegurar a ordem pública, a ordem econômica e a conveniência da instrução criminal.


Conforme demonstrou o promotor de Justiça, Luis Felippe Fonseca Católico, ao Judiciário, tanto o empresário quanto o agente político possuem amplo envolvimento, não só com membros dos poderes político e econômico da região, mas também com outros denunciados, podendo causar interferência na obtenção de provas relacionadas principalmente a testemunhas/depoentes.


Em relação ao empresário, a prisão preventiva também tem como objetivo garantir a aplicação da lei penal, uma vez que possuiria negócios no exterior, viajando constantemente.


Na decisão que deferiu os pedidos, o Judiciário valorou que a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, inclusive a mais restritiva (monitoramento eletrônico), mostra-se insuficiente e inadequada para impedir que o representado reitere na prática delitiva (que, muitas vezes, manifesta-se na influência do representado sobre outras pessoas), motivo pelo qual a decretação de sua prisão preventiva é a medida que se impõe.


"A desordem provocada por parcelamentos ilícitos e negócios irregulares, por vários fatores e ao longo de anos, aponta para futuro trágico de 'favelização', depreciação de serviços públicos e ausência de planejamento. São verdadeiros espaços para corrupção e atos de imoralidade pública, bem como de uma economia paralela de 'tráfico ilícito de posses'. Certamente hoje, ao lado do saneamento básico, um dos maiores problemas ambientais da região e que exige duro combate e entendimento da sociedade", afirma o promotor.


SC

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ação penal



Foram mais de dois anos de investigação conjunta com o GAECO sobre a prática de crimes contra o meio ambiente e contra a administração pública envolvendo particulares que atuam no ramo imobiliário de Garopaba e Imbituba, com agentes públicos posicionados em setores-chaves da administração dos dois municípios e em posição de influência política.


Do apurado, foram identificados um núcleo de particulares que atuam na região e dois núcleos de agentes públicos, um em Garopaba e outro em Imbituba.


No dia 21 de outubro, o promotor e a promotora de Justiça Lara Peplau, do Grupo Especial Anticorrupção, protocolaram duas ações penais (sendo a de Imbituba com a participação da promotora de Justiça Gabriela Arenhart).


Em relação aos agentes privados de ação regional e o núcleo de agentes públicos de Garopaba, uma ação penal foi ajuizada contra 10 envolvidos pela prática, em tese, do crime de organização criminosa (art. 2º, § 4º, II e IV, da Lei 12.850/2013, todos e/e os arts. 29, caput, e 69, caput, do Código Penal).


Em relação ao núcleo de Imbituba, a ação penal foi ajuizada contra cinco acusados pela prática, em tese, do crime de organização criminosa (art. 2º, § 4º, II e IV, da Lei 12.850/2013, todos e/e os arts. 29, caput, e 69, caput, do Código Penal).


As ações penais já foram recebidas pelo Judiciário e agora os acusados serão citados para dar início ao devido processo legal.


Desdobramento



A segunda fase da operação foi um desdobramento da primeira fase da Operação Ordem Urbana, deflagrada no dia 6 de outubro. Na ocasião, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão temporária nas cidades de Garopaba e Imbituba.


Destes alvos de prisão, cinco permanecem presos preventivamente e dois deles estão em liberdade conferida pelo Juízo da comarca mediante o cumprimento de medidas cautelares diversas da prisão.


As investigações sobre os fatos e outros desdobramentos persistem.


Os nomes dos envolvidos não foram divulgados pelo MPSC porque, por ora, o caso está em segredo de justiça, mas o MPSC irá pedir a retirada do sigilo.


Manifestação



Nesta tarde, o vereador e candidato a chefe do Executivo de Garopaba, manifestou-se em suas redes sociais com um vídeo e o seguinte texto, assinado no dia 19:


Gravei esse vídeo, que deverá ser solto nos próximos dias, caso seja necessário.


No dia 6 de outubro, terça-feira, eu acordei com a polícia na minha porta. Mas não foi surpresa, nem novidade. Há alguns meses já se falava, e se comentava que isso aconteceria perto da eleição. E na semana anterior do acontecido, em comércios, essa era a conversa. Já se sabia até o dia que aconteceria.


Passadas duas semanas, as conversas de bar, as informações privilegiadas continuam sendo soltas, por pessoas muito bem informadas da nossa cidade. E a informação é que eu serei preso até sexta-feira, data limite que um candidato pode ser preso, para tentar acabar com a minha eleição. Todos já sabiam. Assim como todos sabemos de onde vem a ordem disso tudo que está acontecendo. As informações vem de pessoas que tem influência e poder, aqui, no estado e na segurança pública. Eu resolvi gravar esse vídeo e escrever essa mensagem, para ficar claro: eu já sabia. Todos já sabíamos.


A minha vida, a minha história, sempre foi ajudar as pessoas. Quem me conhece, sabe que essa é minha vida. Ajudar a resolver problemas, situações, intermediar entre o poder público e a população. Se isso for criminalizado, se a minha função de ajudar as pessoas for criminalizada, nem faria sentido pra mim, fazer política.


Todo esse processo, que está somente em fase de investigação foi patrocinado, com dossiês, depoimentos e acusações deles, para atacar nossa eleição.


Eu tenho certeza que ao final deste processo, das investigações, tudo será esclarecido, a verdade prevalecerá e eu serei inocentado. Mas infelizmente, o dano que buscam causar a minha imagem e a esta eleição, pode ser irreparável.


Eu lamento que isto esteja acontecendo com a minha cidade, com a minha família e com a minha história. Mas eu acredito que todos saberão discernir, analisar o que está acontecendo. Essa é a maior injustiça que estou sofrendo, mas lutarei até o último dia da minha vida para que a verdade prevaleça e aqueles que estão movendo seu poder e influência, sejam punidos pelo dano que estão causando.


Muito obrigado.

Luizinho Campos, 19 de outubro de 2020.


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do Ministério Público SC
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.