Quarta-feira, 16 de julho de 2025
Buscar
Fechar [x]
POLÍTICA
07/07/2025 20h51

Lula anuncia que não vai sancionar projeto que aumenta número de deputados

Presidente confirmou que não vai sancionar projeto que cria 18 novas vagas na Câmara e pode custar R$ 150 milhões por ano

Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não vai sancionar o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que prevê o aumento do número de deputados federais de 513 para 531. A proposta, aprovada na semana passada pela Câmara e pelo Senado, prevê a criação de 18 novas vagas, com impacto estimado de até R$ 150 milhões por ano aos cofres públicos.



O anúncio foi feito em meio ao embate entre o governo federal e o Congresso sobre o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). A decisão do presidente também reflete a opinião da maioria da população: segundo pesquisa Datafolha, 76% dos brasileiros são contra o aumento no número de parlamentares.



Embora Lula tenha declarado que não sancionará o texto, ele ainda pode tomar uma das três medidas previstas em lei: vetar integralmente, sancionar, ou não se manifestar, permitindo que o Congresso promulgue a proposta.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto aprovado altera a distribuição das cadeiras da Câmara com base nos dados do Censo Demográfico 2022, o que afetaria diretamente a representação de alguns estados. Ainda não há definição sobre como o Congresso Nacional vai reagir ao posicionamento do presidente.



 



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui   


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.