Radialista é acusado de veicular informações falsas contra Soratto durante campanha eleitoral de Tubarão
A Justiça Eleitoral deferiu uma liminar contra a Rádio Cidade FM de Tubarão e o radialista Milton Alves, devido à disseminação de desinformação contra o candidato a prefeito de Tubarão, Estener Soratto, durante a campanha eleitoral de 2024. A representação foi apresentada pela coligação de Soratto, "Um Novo Tempo", após a circulação de um vídeo editado e descontextualizado nas redes sociais, que distorceu falas do candidato em uma entrevista. O conteúdo falso foi veiculado no programa “Notícias da Cidade” em 25 de setembro de 2024, sugerindo que Soratto teria mentido sobre sua participação em uma votação importante.
A Justiça determinou a remoção imediata do conteúdo da rádio e das redes sociais, com multa em caso de descumprimento. No entanto, o pedido de suspensão de dois perfis anônimos do Instagram, @reclamatubarao2023 e @tubaraoreclama, que divulgaram o vídeo, não foi acolhido, pois os responsáveis por esses perfis não estavam incluídos no processo. O juiz Eron Pinter Pi destacou a gravidade do uso de trucagem e montagem de vídeos para influenciar a opinião pública, o que viola as normas eleitorais.
Os acusados têm dois dias para apresentar defesa, e o Ministério Público Eleitoral será consultado para emitir parecer sobre o caso.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J