O encontro aconteceu no auditório da Acit, em Tubarão, e discutiu medidas para evitar problemas como as quedas de barreira desta semana na BR-101
Aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 18 de abril a reunião que envolveu prefeitos, vereadores, deputados e a classe empresarial da região sul de Santa Catarina. Em pauta estava a construção do túnel do Morro dos Cavalos e o asfaltamento das SCs 108 e 435, que são rotas alternativas em casos como o desta semana, em que a BR 101 ficou bloqueada pela queda de barreiras na pista. O presidente da Acit, a Associação Empresarial de Tubarão, Gean Carlo de Bom falou sobre a importância da reunião: "Todo o fluxo de veículos passa por essas rodovias. Até mesmo a parte turística. É uma briga de décadas que infelizmente não saiu do papel. Os empresários do sul de Santa Catarina resolveram se mobilizar", pontua de Bom.
Representando a Facisc, federação das associações empresariais de Santa Catarina, o vice-presidente César Smielevski também esteve presente e opinou sobre o assunto: "Durante a duplicação da BR-101 deveriam ter sido feitos os túneis do Morro dos Cavalos, mas foi feito um paliativo. Com os caminhões pesados corre-se o risco de desabar aquela rodovia", alerta Smielevski.
A classe política também esteve representada no encontro. Representantes da região de Tubarão, Estener Soratto Júnior e Pepê Collaço estiveram na reunião. Entre os prefeitos presentes, Jairo Cascaes, de Tubarão, falou sobre a urgência que estas obras têm para a região: "As rotas alternativas não estão aptas para receber um movimento tão grande como nestes dias em que o Morro dos Cavalos ficou obstruído. A reivindicação é essa para sensibilizar o governo estadual e federal para a pavimentação das SCs e também para a execução do túnel na BR-101", afirma o prefeito.
Entre os deputados, Geovana de Sá foi a única representante federal a participar do encontro. Na reunião, ela também pontuou a presença dos ex-deputados Edinho Bez e Ronaldo Benedet.
O deputado estadual Volnei Weber também falou sobre a questão da reserva indígena que afeta a execução do túnel do Morro dos Cavalos: "Vale lembrar que o índio não mora debaixo da terra, o índio está em cima. Então se passarmos por baixo o índio não vai ser prejudicado em nada. Então o que precisamos é que o governo tenha pulso firme e consiga desvincular o recurso para o sul do país", pondera Weber.
A expectativa é que esta reunião ajude a levantar um movimento em busca das obras de infraestrutura para o sul do estado.
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