Zé Trovão pode ter mandato suspenso por 30 dias, enquanto Caroline de Toni e Julia Zanatta receberam censura escrita
A direção da Câmara dos Deputados decidiu encaminhar ao Conselho de Ética pedidos de punição contra parlamentares envolvidos no motim que travou os trabalhos na Casa em agosto. Entre as medidas, está a solicitação de suspensão por 30 dias do mandato de Zé Trovão (PL-SC), acusado de obstruir o acesso de Hugo Motta à cadeira de presidente durante a ocupação do plenário. A decisão ocorreu nesta segunda-feira (22), e as representações foram enviadas nesta terça (23).
Outros dois deputados também podem ter os mandatos suspensos, enquanto 11 parlamentares receberam advertência formal com censura escrita. Entre eles, estão as catarinenses Caroline de Toni (PL) e Julia Zanatta (PL).
A censura escrita é uma sanção prevista no Código de Ética e Decoro Parlamentar aplicada a infrações menos graves. O registro fica arquivado na Casa, mas não implica em perda de mandato nem em suspensão de direitos parlamentares. A aplicação foi feita diretamente pela Mesa Diretora, após parecer do corregedor Diego Coronel (PSD-BA).
Julia Zanatta afirmou que a decisão funciona como “medalha de honra ao mérito” para quem, segundo ela, “luta contra o sistema”. Já a assessoria de Caroline de Toni disse que não haverá manifestação no momento. Em nota, Zé Trovão declarou que continua “do lado da verdade e do povo” e seguirá defendendo suas convicções com “coragem”.
O motim ocorreu em agosto e durou mais de 30 horas. O plenário foi ocupado por deputados de oposição em protesto contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e como forma de pressionar pela análise de propostas. A ação impediu o presidente da sessão, Hugo Motta, de reassumir sua cadeira e fragilizou a condução dos trabalhos.
Além de Caroline de Toni, Julia Zanatta e Zé Trovão, receberam censura escrita os deputados Marcos Pollon (PL-MS), Marcel van Hattem (Novo-RS), Allan Garcês (PP-MA), Bia Kicis (PL-DF), Carlos Jordy (PL-RJ), Domingos Sávio (PL-MG), Nikolas Ferreira (PL-MG), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Pastor Marco Feliciano (PL-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Zucco (PL-RS).
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.