Quinta, 18 de abril de 2024
Buscar
Fechar [x]
POLÍTICA
29/10/2020 13h26

Defesa de Mauro Candemil recorre ao TRE para liberar candidatura

Na última terça-feira, 27, a juíza eleitoral de Laguna, Elaine Cristina, manteve o indeferimento do registro

A defesa de Mauro Candemil (MDB) recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Florianópolis, para tentar liberar o registro da candidatura à reeleição do atual prefeito de Laguna. Na última terça-feira, 27, a juíza eleitoral de Laguna, Elaine Cristina, manteve o indeferimento do registro ao julgar embargos de declaração apresentados pelos advogados do político. 


Os advogados de Candemil apresentaram embargos à sentença da magistrada que barrou o registro da candidatura no dia 23 de setembro. O político foi citado em uma condenação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Santa Catarina por supostas irregularidades no processo licitatório e no contrato referente à obra da escola Álvaro Catão, de Imbituba, em 2008. Além do político, um fiscal e a empresa contratada são mencionados no processo, que corre desde 2015 e teve decisão definitiva em 2017.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao Portal Agora Laguna, o advogado Paulo Fretta Moreira, que defende Candemil nos processos do TCE e da Justiça Eleitoral, explicou que o pedido apresentado visava defender a tese de que ainda há um recurso em trânsito na Corte fiscal do estado.



“Nós procuramos demonstrar para a juíza que no processo do TCE-SC ainda pende um recurso, portanto não seria irrecorrível a decisão do órgão de contas, que é pressuposto objetivo para atrair a inelegibilidade do prefeito Mauro Candemil”, disse.



“Este juízo não foi omisso e já pontuou na sentença que foi certificado o trânsito em julgado daquela decisão e, eventual equívoco ou causa de nulidade, deve ser analisado naqueles autos, já que não cabe à Justiça Eleitoral analisar mérito ou procedimento de ações que tramitaram perante outro Juízo ou instância”, afirmou a juíza na decisão.



O recurso no TRE-SC já foi protocolado. “De toda sorte essa discussão da irrecorribilidade da decisão do TCE e também a questão da ausência de dolo na conduta, outro requisito fundamental para ocorrência da inelegibilidade, será travada no TRE-SC”, completa o defensor.

Fonte: Portal Agora Laguna
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.