Quinta-feira, 15 de maio de 2025
Buscar
Fechar [x]
OBITUÁRIO
28/02/2025 17h32

Fundador da Unisul, Osvaldo Della Giustina morre aos 88 anos

Educador, político e escritor, morreu na tarde desta sexta-feira (28) em Brasília

Foto: Gilmar F.Estevam/Foto Panorama/Notisul

Faleceu na tarde de hoje (28), em Brasília, Osvaldo Della Giustina, aos 88 anos. Educador, político e escritor, ele foi um dos nomes mais influentes na educação brasileira. Natural de Orleans, Della Giustina deixa um legado significativo na educação superior, na política e na cultura do país.



Ele enfrentava problemas de saúde há cerca de quatro meses, com um quadro de enfisema pulmonar que se agravou, além de complicações renais. Desde novembro de 2023, alternava períodos de internação hospitalar, chegando a ficar entubado e na UTI, e momentos de recuperação em casa.



A cerimônia de despedida acontecerá neste sábado (29), às 14h, em Brasília, onde o corpo será cremado. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nascido em 21 de julho de 1936, em Orleans, Osvaldo Della Giustina iniciou sua trajetória acadêmica com a formação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Viamão (RS), em 1959. No ano seguinte, obteve a licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Em 1964, fundou a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), instituição que se consolidou como um dos pilares da educação no estado.



Além de seu trabalho no ensino, Della Giustina teve uma carreira política ativa, destacando-se como deputado estadual de Santa Catarina entre 1963 e 1967 pelo Partido Democrata Cristão (PDC). Em Brasília, ocupou cargos como Secretário Adjunto de Imprensa da Presidência da República e Chefe de Gabinete em diversos ministérios.



Autor de 15 livros e membro da Academia Catarinense de Letras desde 1984, também se destacou como pensador e intelectual. Entre suas obras mais conhecidas estão Educação e Capacitação para o Trabalho e A Revolução do Terceiro Milênio. Recebeu diversas honrarias, incluindo o título de Doutor Honoris Causa pela Unisul e a comenda da Ordem do Rio Branco, concedida pela Presidência da República.



Após sua aposentadoria como professor, dedicou-se à consultoria para universidades e à realização de palestras no Brasil e no exterior. Seu legado permanece vivo, tanto nas instituições que ajudou a construir quanto nas contribuições que fez para a educação e cultura brasileiras.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J


Fonte: Redação com informações de UNITV
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.