População poderá mandar texto, áudio, vídeo e foto para o número. Foi lançada também parceria com a Polícia Civil, para as cidades onde não há Procon municipal
Nesta terça-feira (16), foi lançado o ZAP Denúncia, um canal direto do Procon de Santa Catarina para que a população possa registrar queixas relacionadas ao direito do consumidor. Além disso, foi anunciada uma parceria com a Polícia Civil, que atuará em cidades onde não há Procon municipal.
O ZAP Denúncia opera através do aplicativo de mensagens WhatsApp, pelo número (48) 3665-9057, permitindo o envio de texto, áudio, vídeo e foto.
Michele Alves Rebelo, diretora de Relações e Defesa do Consumidor do Procon SC, explicou como a população poderá utilizar o novo recurso: "O consumidor poderá estar no supermercado, no posto de combustível, e a qualquer momento poderá tirar foto, vídeo e nos informar de forma mais rápida. Assim que a denúncia for recebida, se for em Florianópolis, o nosso Procon estadual poderá atuar em parceria com o município. Em outros municípios, checaremos a informação por meio dos Procons locais. Onde não houver Procon, a Polícia Civil nos informará e faremos toda a papelada por aqui".
Nas cidades sem Procon municipal, os policiais civis verificarão as denúncias e as encaminharão para a análise do Procon estadual. Haverá também o compartilhamento de informações e cooperação entre as instituições.
"Estamos realizando uma readaptação na Delegacia da DEIC [Diretoria Estadual de Investigações Criminais] e transformando-a numa Delegacia de Proteção ao Consumidor com atuação em âmbito estadual. Isso permitirá que as ações de fiscalização do Procon, em conjunto com o Ministério Público, tenham uma atuação policial para reprimir criminalmente aqueles que lesam o consumidor”, afirmou Ulisses Gabriel, delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina.
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