Sábado, 18 de setembro de 2021
Buscar
Fechar [x]
GERAL
14/01/2021 21h05

Tubarão e Laguna podem implantar escola bilíngue com ensino em libras

Ambos municípios receberam proposta do MEC

O Ministério da Educação contemplará quatro estados com essas escolas e Santa Catarina foi um dos escolhidos. Tubarão e Laguna foram as cidades da região que receberam as propostas.


Em Tubarão, a criação da escola bilíngue de surdos foi discutida entre o prefeito Joares Ponticelli, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação Maurício da Silva e a diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos do Ministério da Educação Crisiane Bez Batti. A proposta foi bem recebida pelo município, que agora fará um grupo de trabalho para analisar todas as circunstâncias legais e técnicas que envolvem o assunto.

 

O prefeito Joares aprovou a sugestão da possibilidade de criação da escola especial. “As pessoas que têm algum tipo de deficiência, entre as quais a auditiva, ainda sofrem muito preconceito e toda iniciativa que ofereça inclusão social tem o nosso apoio.


Agora, a Fundação Municipal de Educação criará um grupo de trabalho que vai analisar todas as situações que envolvem o surgimento de uma escola dessa natureza. Um dos locais sugeridos na reunião que poderia abrigar a escola bilíngue para surdos seria a Escola de Educação Básica Tomé Machado Vieira, que é do Governo do Estado e hoje está desativada.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Laguna, O Prefeito Samir Ahmad e a Secretária de Educação, se reuniram no gabinete municipal, também com a Diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos da Secretaria de Modalidades Especializadas do Ministério da Educação - MEC, Crisiane Nunes Bez Batti, que também é surda.


O Prefeito Municipal afirmou que irá buscar a melhor área pública disponível na cidade para conseguir implantar essa unidade bilíngue. "Nos sentimos honrados com a proposta e sabemos que essa oportunidade se torna fundamental para o pleno desenvolvimento desses jovens", afirmou.

 

A rede municipal de ensino possui dois alunos surdos, além dos estudantes da rede estadual, sem números oficiais de quantidade. Ao todo, segundo Crisiane Nunes Bez Batti, Laguna tem cerca de 300 pessoas com deficiência auditiva.


Fonte: Redação / Foto: PMT
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.