Funcionários que atuaram na coleta de lixo em Tubarão alegam dificuldades financeiras e reclamam de pendências trabalhistas
Foto: Divulgação
Ex-funcionários da empresa Plural Serviços, que prestava o serviço de coleta de lixo em Tubarão, realizaram uma manifestação nesta quarta-feira (11) em Imbituba, reclamando da falta de pagamento. Em vídeos que circulam em grupos de WhatsApp, os trabalhadores aparecem indignados com a situação, afirmando que a empresa deixou a cidade sem quitar os salários devidos. Segundo os funcionários, a empresa diz que não tem dinheiro para pagar e alegam enfrentar dificuldades financeiras por não receberem os pagamentos devidos.
De acordo com os trabalhadores, as equipes de Imbituba não fizeram a rota do dia, em respeito a manifestação e a intenção é continuar no local até o recebimento do pagamento.
A Plural Serviços foi contratada de forma emergencial pela Prefeitura de Tubarão em novembro, para garantir a coleta de lixo enquanto uma licitação para a contratação de uma empresa fixa não era concluída. O serviço foi prestado até o final de janeiro.
Antes da manifestação, a Prefeitura de Tubarão havia emitido nota informando que notificou extrajudicialmente a Plural Serviços devido a irregularidades fiscais, trabalhistas e previdenciárias constatadas na execução do contrato.
De acordo com o comunicado, foram registradas pendências relacionadas à comprovação de regularidade fiscal e ao cumprimento de obrigações trabalhistas. Por isso, a administração municipal determinou a suspensão de qualquer pagamento à empresa até que fosse apresentada documentação completa e a comprovação da quitação dos direitos dos trabalhadores.
A Prefeitura reforçou que não possui vínculo empregatício com os funcionários da empresa, e que as responsabilidades trabalhistas são exclusivas da contratada. No entanto, destacou que não será conivente com descumprimento de direitos ou do contrato, e que medidas administrativas e sancionatórias poderão ser adotadas caso a empresa não atenda à notificação.
Nossa equipe de reportagem tentou contato com a Plural Serviços para obter posicionamento, mas até a publicação desta matéria não obteve respostas.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.