Quinta-feira, 28 de maio de 2026
Buscar
Fechar [x]
GERAL
28/05/2026 09h40

Serra de SC registra temperaturas negativas e amanhece com geada nesta quinta-feira

Urupema marcou -0,42°C e São Joaquim teve formação de gelo na vegetação; fenômeno também foi observado em áreas de vale na região

Foto: Mycchel Legnaghi/Divulgação

A Serra de Santa Catarina amanheceu novamente com frio intenso nesta quinta-feira (28), com registro de temperaturas negativas e formação de geada em diferentes municípios da região.



A menor temperatura foi registrada em Urupema, onde os termômetros marcaram -0,42°C. Em São Joaquim, a mínima chegou a -0,28°C, com ocorrência de geada no Vale dos Caminhos da Neve, área conhecida pela recorrência do fenômeno.



Outros municípios também tiveram amanhecer gelado. Em Urubici, os termômetros marcaram 4,27°C, enquanto em Bom Jardim da Serra a mínima foi de 3,8°C.



A formação de gelo sobre a vegetação ocorre quando há queda acentuada da temperatura associada à alta umidade do ar. O fenômeno pode ser registrado ao longo do ano, inclusive em períodos fora do inverno, segundo dados meteorológicos.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em São Joaquim, imagens registraram a paisagem coberta por gelo na vegetação durante a madrugada e início da manhã. A cidade é um dos principais pontos de ocorrência de geada no país devido às condições de altitude e relevo.



Urupema, conhecida como uma das cidades mais frias do Brasil, também apresenta características geográficas que favorecem o acúmulo de ar frio em áreas mais baixas, intensificando as baixas temperaturas durante a noite e madrugada.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.