Terça-feira, 23 de junho de 2026
Buscar
Fechar [x]
GERAL
22/06/2026 12h10
Por: Redação

Semana do Trânsito em Braço do Norte terá carreta educativa e palestra para pais sobre bicicletas elétricas

Programação reúne estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares, além de capacitação para professores e orientações às famílias sobre segurança viária

Imagem gerada por IA

Braço do Norte promove entre esta segunda (22) e sexta-feira (26) a Semana Municipal de Educação para o Trânsito (SMET), uma mobilização que envolve estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino. A iniciativa é realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Coordenadoria de Trânsito, com apoio de diversos órgãos ligados à segurança viária.



Com o tema “Conscientizar salva vidas”, a programação inclui atividades práticas, palestras educativas e capacitações voltadas à formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis no trânsito.



Um dos principais atrativos será a instalação da carreta educativa e da pista de trânsito na Praça Padre Röer, onde alunos do Ensino Fundamental I participarão de experiências interativas sobre comportamento seguro nas vias. As atividades serão destinadas às turmas previamente inscritas pelas escolas participantes.



Já os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio receberão palestras nas próprias unidades escolares. Os encontros abordarão temas como segurança viária, cidadania, responsabilidade no trânsito e prevenção de acidentes.



A programação também contempla os educadores. Professores da rede de ensino participarão de uma formação específica para ampliar o trabalho de educação para o trânsito em sala de aula durante todo o ano letivo.



A proposta é oferecer ferramentas e orientações que contribuam para a construção de uma cultura de respeito e responsabilidade entre crianças e adolescentes.



Outro destaque da semana será uma palestra aberta ao público, voltada especialmente para pais e responsáveis. O encontro ocorre nesta quinta-feira (25), às 19 horas, no Centro de Convivência dos Idosos.



Com o tema “Autopropelidos e segurança: o que os pais precisam saber antes de permitir o uso”, a palestra vai abordar cuidados, responsabilidades e aspectos da legislação relacionados ao uso de bicicletas elétricas, patinetes elétricos e outros equipamentos de mobilidade individual.



O assunto tem ganhado relevância diante do aumento do uso desses veículos por crianças e adolescentes.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A abertura oficial da Semana Municipal de Educação para o Trânsito ocorreu na manhã desta segunda-feira (22), na Praça Padre Röer.



Segundo o prefeito Lauro Boeing Junior, a conscientização desde a infância é uma das formas mais eficazes de construir um trânsito mais seguro. “Quando ensinamos nossas crianças e jovens sobre respeito, responsabilidade e convivência no trânsito, estamos investindo diretamente na preservação da vida. Essa é uma ação que ultrapassa os limites da sala de aula e contribui para formar cidadãos mais conscientes para o futuro”, afirmou.



A secretária municipal de Educação Joana Lessa, ressaltou a importância da parceria entre os órgãos envolvidos e as instituições de ensino.“A escola tem um papel fundamental na formação de valores. Trabalhar a educação para o trânsito desde cedo ajuda a desenvolver atitudes de respeito e cuidado com o próximo. Essa semana será uma oportunidade muito importante de aprendizado para nossos estudantes e educadores”, destacou.



Já o representante do setor municipal de Trânsito, Vinícius Niehues Filgueiras, reforçou que a informação e a conscientização são ferramentas essenciais para reduzir acidentes. “A segurança no trânsito começa com a informação e a conscientização. Por meio dessas atividades, buscamos despertar nas crianças, nos jovens e também nas famílias a importância de atitudes responsáveis, que fazem a diferença e ajudam a salvar vidas”, afirmou.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: PMBN
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.