Plataforma ROST substitui o antigo ROAT e promete mais agilidade e menos burocracia no trânsito
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMRv), e a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) lançaram nesta segunda-feira (1º) o Registro Online de Sinistro de Trânsito (ROST), que substitui o antigo Registro Online de Acidentes de Trânsito (ROAT).
A nova plataforma tem como objetivo simplificar e agilizar o processo de registro de ocorrências em rodovias estaduais quando não há vítimas, apenas danos materiais.
Com o ROST, não é mais necessário entrar em contato telefônico com a CPMRv para solicitar protocolo. O cidadão poderá realizar todo o procedimento diretamente pela internet, de forma prática e segura, utilizando computador ou celular. Ao finalizar o registro, recebe um protocolo eletrônico que permite acompanhar o andamento do processo e imprimir o documento no portal oficial (https://www.sie.sc.gov.br/rost).
Segundo o governo do Estado, o sistema possui interface intuitiva e orientada, reduzindo erros no preenchimento e oferecendo mais clareza nas informações. A iniciativa faz parte da estratégia de transformação digital e busca tornar os serviços mais ágeis e transparentes para a sociedade catarinense.
O uso do ROST é válido somente quando todos os seguintes critérios forem atendidos: não haver vítimas, mesmo que com ferimentos leves; o sinistro envolver até cinco veículos; nenhum veículo transportar produtos perigosos; não haver danos a bens públicos; todos os motoristas possuírem CNH válida; nenhum condutor ter abandonado o local; nenhum envolvido estar sob efeito de álcool ou drogas; a data do sinistro não ultrapassar 60 dias em relação à data atual; e os veículos estarem em condições de deixar o local sem atendimento especializado.
Com o novo sistema, a expectativa é reduzir a burocracia e oferecer maior comodidade ao cidadão em situações de menor gravidade no trânsito.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.