No Estado, a atividade de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas puxou o setor
Foram criados no ano passado 106.392 novos postos de trabalho formal, 71% superior ao ano de 2023, quando foram criadas 62.195 vagas. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 30, pelo Novo Caged, que apresenta a síntese de resultados sobre a movimentação de empregados do mercado de trabalho formal.
“Fechamos 2024 com muitos indicadores positivos e a geração de emprego é mais um deles. Só mostra que a nossa economia é forte e dinâmica. Novas empresas estão chegando em Santa Catarina e as que já estão aqui, crescem ainda mais”, destaca o governador Jorginho Mello.
O resultado representa um desempenho muito acima do desempenho nacional, que foi de 16,5% no mesmo período. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, respectivamente, apresentaram os melhores saldos de empregos no acumulado de 2024.
O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, evidenciou o protagonismo catarinense ao ocupar a 5ª posição no ranking nacional de 2024 no saldo de novas vagas de emprego. Usuy destacou que a Indústria e os Serviços foram os grandes protagonistas desse crescimento, respondendo por 80.154 novas vagas formais em 2024. "Esse desempenho reflete a confiança do setor produtivo e da capacidade de manter um ambiente favorável aos negócios, emprego e qualidade de vida”, observa.
Em termos de índice de crescimento no acumulado de janeiro a dezembro de 2024, o grande grupamento de Serviços destacou-se em SC, apresentando o melhor desempenho da Região Sul e do índice de crescimento nacional. Santa Catarina cresceu 5,59%, o Paraná 4,61%, e Rio Grande do Sul 3,13%. O índice de crescimento nacional ficou em 4,2% e a Região Sul cresceu 4,39%.
No Estado, a atividade de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas puxou o setor, com um crescimento de 6,65% no acumulado de 2024. A Indústria catarinense cresceu 3,23%, também apresentou índice de crescimento acima da média regional (2,81%) e próximo média nacional (3,56%). No setor, o melhor desempenho ficou por conta da atividade de Indústria da transformação.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J