Terça-feira, 12 de maio de 2026
Buscar
Fechar [x]
GERAL
11/05/2026 17h07
Por: Redação

Santa Catarina é o estado que menos recebe Bolsa Família em todo o país

Com apenas 3,9% das casas recebendo o benefício, Estado se destaca pela baixa desocupação e forte geração de empregos formais

Foto: Ricardo Trida/ Secom

Santa Catarina é o estado com a menor proporção de domicílios beneficiados pelo Bolsa Família em todo o país. Segundo dados divulgados pelo IBGE na sexta-feira (8), o estado não apenas ocupa o topo do ranking de menor dependência do programa, como também conseguiu reduzir sua participação, que caiu de 4,3% em 2024 para 3,9% em 2025.



Esse cenário é reflexo direto da força do mercado de trabalho catarinense. No último ano, foram criadas quase 59 mil novas vagas de emprego com carteira assinada, mantendo o estado com a menor taxa de desocupação do Brasil, fixada em apenas 2,2%.



Para efeito de comparação, enquanto Santa Catarina tem menos de 4% de suas residências ligadas ao programa, a média nacional de beneficiários é muito superior, atingindo 17,2%.



No ranking da baixa dependência, Santa Catarina é seguida por São Paulo e Rio Grande do Sul, que registram 7,6% e 7,7%, respectivamente. Outros estados vizinhos, como o Paraná, aparecem com 8%.



A diferença de Santa Catarina para o restante do país se acentua quando analisados todos os programas sociais somados, incluindo o BPC. Apenas 6,9% dos lares no estado recebem algum auxílio governamental, um índice muito abaixo da média brasileira, que chega a quase 23%.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o Governo do Estado, os números reforçam um modelo econômico baseado na alta empregabilidade, onde a renda proveniente do trabalho formal substitui a necessidade de auxílios assistenciais em grande parte do território catarinense.



Além da liderança nacional, o estado mantém uma distância considerável dos demais estados do Sul, já que Rio Grande do Sul e Paraná somam índices de 11,5% e 12,8% em programas sociais totais.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.