Xapanã, no catolicismo é São Lázaro, conhecido por sua ligação com a cura de doenças
Chegamos ao 20º dia de um ano que tem tudo para ser intenso, marcante e repleto de revelações que irão moldar uma nova visão sobre o mundo, principalmente no aspecto da saúde, conforme afirma o pai Alexandre de Ogum. "Este ano será marcado por muitas transformações, revelações e conciliações. Será regido pelo orixá Xapanã, o Obaluaê. O orixá da saúde, da terra, da carne e do fogo, dono da doença e da cura. Temos que ter muito cuidado com a nossa saúde para não adoecermos", revela.
O 1º dia de janeiro de 2025 caiu numa quarta-feira. Na correspondência numerológica, a soma dos números dois, zero, dois e cinco (2+0+2+5, conforme o ano 2025) dá 9.Além de Xapanã, rege 2025 a orixá Obá, ligada aos sentimentos, da roda da fortuna e do amor. "Obá foi o amor de Xangô. Mulheres com mais de 40 anos poderão conhecer os seus amores este ano. As possibilidades são maiores", conta.
De acordo com Alexandre de Ogum, da religião de matriz africana Nação, Xapanã, no catolicismo é São Lázaro, conhecido por sua ligação com a cura de doenças.O sincretismo de Xapanã com esse santo permite que os devotos encontrem paralelos entre as práticas tradicionais e a fé católica, enriquecendo a experiência espiritual. Outras informações podem ser obtidas por meio de consultas: (48) 99946-7545.
No Candomblé e Umbanda, religiões de matriz africana, quem regerá o ano é o casal Xangô, orixá da justiça e Iansã, orixá dos ventos. Segundo Alexandre, o ano de 2025 deve ser aproveitado também para reavaliar os principais aspectos de sua vida, observar o que precisa ser mudado e tomar as decisões necessárias para ser feliz.
São Sebastião é Oxóssi
Nesta segunda-feira (20), é celebrado o dia de São Sebastião, um soldado martirizado que exerceu a verdadeira missão de soldado de Cristo, buscando o campo de batalha e transmitindo fé e caridade onde era mais necessário pela constante perseguição dos cristãos. O soldado e mártir ensina a identificar o campo de batalha em que falta fé, dispondo-nos ao combate para transmitir a Boa Nova.
Nas religiões de matriz africana, São Sebastião é representado por Oxóssi, o Iorubá responsável pela caça, o rei da mata. Na África é também cultuado como Ode, que significa caçador.
Geralmente Oxóssi é associado às pessoas joviais, rápidas e espertas, tanto mental como fisicamente. Tem, portanto, grande capacidade de concentração e de atenção, aliada à firme determinação de alcançar seus objetivos e a paciência para aguardar o momento correto para agir. Buscam preferencialmente trabalhos e funções que possam ser desempenhados de maneira independente, sem ajuda nem participação de muita gente, não gostando do trabalho em equipe. Ao mesmo tempo, é marcado por um forte sentido de dever e de uma grande noção de responsabilidade. Afinal, é sobre ele que recai o peso do sustento da tribo.
Intolerância Religiosa
Nesta terça-feira (21) se celebra o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Esse tipo de crime registrou um aumento de casos no país. Somente em 2023 foram 2.124 ocorrências, conforme o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Um aumento de 80% em relação ao ano anterior. As maiores vítimas são as religiões de matriz africana. A persistência do problema e a necessidade urgente de combatê-lo é considerada imediata.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J